domingo, maio 30, 2010

Reflexão Semana 7

Trabalhando com a Interpretação



Na minha caminha como professora tenho observado que uma das atividades que preocupa a nós professores é a Interpretação. Seja ela de textos, obras de arte, enfim, seja qual for a interpretação, ela ainda é um exercício que devemos possibilitar ao nosso aluno com bastante criatividade e variedade.
Uma música, através de audição de cds, possibilita uma aula prazerosa para nosso aluno e novas maneiras de explorar um conteúdo. Na foto acima, meus alunos participaram de uma atividade com música, onde a proposta era entender o significado de Continente, país, município, bairro e rua. Nada melhor do que Interpretar a letra dançando e expressando após atráves de desenhos, frases e por fim uma produção textual.
No cotidiano escolar, compreender significa ser capaz de aplicar o conhecimento a situações novas, está é forma de fazer a diferença em sala de aula.
E convivemos com diversos recursos a nossa disposição.Um destes é a mídia. Durante este quatro anos de aulas e práticas com meus alunos, noto que sem esta formação em especial, não seria hoje uma profissional que acompanha a evolução da educação nos dias atuais.
Em meu estágio a utiliazação dos recursos tecnológicos tem me auxliado muito na minha prática em sala de aula. No vídeo abaixo explica como podemos trabalhar com todos os recursos, não só tecnológicos, mas também as atividades lúdicas, e como eles são importantes para a melhoria da educação.







O que nos diz Paulo Freire.

Freire introduz Pedagogia da autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas". Define essa postura como ética e defende a idéia de que o educador deve buscar essa ética, a qual chama de "ética universal do ser humano", essencial para o trabalho docente.
"Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeitos éticos (...) É por esta ética inseparável da prática educativa, não importa se trabalhamos com crianças, jovens ou com adultos, que devemos lutar."
A prática educativa é um constante exercício em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia de professores e alunos, não obstante transmitindo saberes, mas dando significados, construindo e redescobrindo os mesmos pois fomos programados, mas para aprender e por conseqüência para ensinar, intervir e conhecer.


Vivemos hoje num mundo em que a leitura e interpretação desta é feita atráves da tecnologia e dos diversos recursos que estão a nossa disposição, então cabe a nós professores fazermos bom uso delas.

Um comentário:

Beatriz disse...

Marion, excelente.
Um abração
Bea