quinta-feira, maio 13, 2010

Reflexão Semanal 5

Trabalhando na "Arquitetura Pedagógica"


A arara azul

Urso Panda




Tartaruga marinha

Durante essas duas semana, de 03/5 a 14/05, tenho realizado atividades que auxiliem meus alunos nas buscas de informações sobre a vida animal em Nosso Planeta. Mas não tem sido fácil para eles a busca destas informações, não que não as tenham, mas pela impossibilidade de postagens no Blog por falta de conexão da rede /intenet.
Em nossa Escola dispomos de uma hora semanal para o uso desde recurso, e nas últimas duas semanas tem sido crítico contarmos com ela. Então, resolvemos dividir em dois momentos esse tempo, em primeiro para ocupar os recursos que temos e o segundo, para podermos colocar em nosso Blog as impressões da Turma .
No primeiro momento selecionaram informações da revista "Ciência Hoje", recortes de jornais, reportagens sobre os animais dos sites :

Alguns sites pesquisados na sala de Informática.

http://www.mundosites.net/biologia/animaisextincao.htm

http://siteselinks.com.br/animais.htm

http://www.mundovestibular.com.br/articles/216/1/ANIMAIS-EM-EXTINCAO/Paacutegina1.html


Pesquisa na sala de aula de reportagens e imagens ( fotos).



Após esta seleção de pesquisa de informações, cada grupo ficou encarregado de produzir um texto de autoria para inserir no Blog da Turma 41. Ficou acertado também que



para a próxima aula na sala da Informática, fariam a postagem de suas descobertas.
Observo que os grupos se questionam e procuram as causas da extinção de vários animais da fauna brasileira, não só as causas, mas como poderiam mudar essa perda e o prejuízo que ela vem causando ao equilibrio do eco sistema.

As descobertas:

Nesta busca que parte desde o início da evolução da vida no Planeta, detacam-se os Dinossauros e as causas de sua extinção, e vai até os dias de hoje com a extinção de vários animais, muitos deles da nossa fauna brasileira.
Durante a semana que vem, os grupos se organizarão para a postagem dos textos, imagens e busca dos fatores que causaram e causam a perda na natureza de muitos animais.

Minhas Reflexões:

O grupo tem trabalho e construído aprendizagens que me levam as seguintes constatações:
  • Que através da investigação de informações, eles demonstram perceber " O valor da vida animal na vida da humanidade, e a importância para o equilíbrio do eco sistema".
  • Que podem e devem buscar em suas vidas maneiras de colaborar para a perservação da vida animal em nosso Planeta Terra.
Destaco com base de estudos na Arquitetura Pedagógica os Estudos de Piaget sobre o conhecimento. Que nos diz:

Segundo Piaget, para determinar com alguma precisão as condições constitutivas dos conhecimentos, particularmente as partes respectivas do sujeito e do objeto na relação cognitiva, é indispensável conhecer previamente o processo da sua formação (dimensão diacrônica ou histórica), o que conduz ao caráter necessariamente genético do conhecimento. Esse fato, leva o autor atribuir importância aos métodos histórico-críticos e genéticos em epistemologia, na medida em a que estes permitem explicar a passagem dos estados de menor conhecimento aos estados de conhecimento mais complexos e mais acabados.

Pesquisa sobre os Estudos de Piaget, site :

http://www.portaldoespirito.com.br/portal/palestras/piaget/piaget-e-a-educacao.html

Um comentário:

Beatriz disse...

Marion querida, ainda bem que tua postagem tem um finzinho que nos interessa. Lembra que aqui queremos que evidencies como o curso tem te ajudado ou não, o qto as tecnologias fizeram tua aula mudar para melhor ou não. Enfim, queremos saber as relações que existem entre mudanças práticas e teóricas que foram desencadeadas e aprofundadas pelo curso. Um abração
Bea