domingo, outubro 11, 2009

Leitura Reflexão " Leituras- Didática"

Analisando os Textos

A Escola Nova

Um breve relato: Na virada do século XIX para o século XX, surgiu um novo movimento educacional chamado Escola Nova e suas implicações para a educação.
Unindo vários educadores da Europa e da América do Norte e, aos poucos foi se extendendo para outros países e Continentes.
Essa nova visão sobre educação também movimentou o grupo de educadores contemporâneos, pelas diferenças pedagógicas, entre elas cito:

  • A crítica à escola tradicional / aos conteúdos preestabelecidos, hierarquizados e dissociados da realidade dos alunos e aos seus métodos de ensino ultrapassados;
  • A construção de uma concepção de criança e de aprendizagem distinta da tradicional;
  • A crítica escolar que era feito para a escola e não para a aprendizagem e formação da criança;
  • A organização de experiências pedagógicas alternativas;
  • A luta pela inserção nos sistemas educacionais destas novas práticas;
  • A elaboração de materiais de ensino concretoas e diversificados;
  • As sugestões para a reorganização de espaços da sala de aula e dos tempos de trabalho escolar;
  • A proposição de novas formas de organização do ensino;
  • A profissionalização da tarefa educativa com o organização dos educadores em sindicatos e associações docentes;
  • A crítica a uma escola que tinha as lições como centro da rotina escolar;
  • A utilização do método científico na escola(observação, hipóteses, verificação, conclusões ou lei geral).

Esses eram os pontos fundamentais do pensamento da Escola Nova e, tinham como seus grandes pensadores fundadores: Ovide Decroly, Maria Montessori, Jonh Dewey, Célestin Freinet e outros.

Um das principais críticas referia-se a educador, da sua forma de organizar o trabalho pedagógico. Precupados com essa necessidade de mudar as práticas pedagógicas, os escolanovistas procuraram criar formas de organizarção do ensino que tivesse as seguintes características:

  • a globalização,
  • o interesse imediato do aluno,
  • a participação dos alunos e da comunidade,
  • uma reorganização da didática
  • e do espaço da sala de aula.

HOJE:

  • Com a valorização da formação do Professor abrem-se os caminhos para que essas práticas estejam presentes na vida da Comunidade Escolar. Essas novas experiências vai de encontro a vários caminhos como:
  • as unidades didáticas,
  • os centros de interesse
  • e os projetos.

Os Centros de interesse, são um processo de ensino que consiste em agrupar à volta dum mesmo assunto que interessa à criança, um conjunto de noções a aprender, de mecanismos a montar e de hábitos a adquirir, condição do perfeito desenvolvimento do ser no meio em que vive e ao qual se adapta.

Por isso a importância de trabalharmos com as vivências de cada realidade escolar, fazendo com que assim, nosso aluno realmente tenha uma aprendizagem motivada pelo interesse do mundo no qual faz parte.

*Pesquisa do texto- Didática, Planejamento e Avaliação _ Enfoque Temático 3.

Professor: nestor André Kaercher.

Tutoras: Tanara Forte Furtado e Ketia Keller.

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