domingo, outubro 25, 2009

Arquiteturas Pedagógicas.


" Educação a Distância"



Estamos hoje vivendo num mundo Globalizado, onde as redes de comunicação estão interligadas. Saber o que está ocorrendo no Japão, neste exato momento, é tão rápido e fácil, é só se conectar no nosso micro e instantes já estamos ligados aos acontecimentos no "Mundo inteiro"!
E assim, também, estarmos ligados na educação da informação, onde o estudo se liga numa rede de trocas, de informações e exploração de conhecimentos, através dos blogs, Twitter , sites e construções de Wikis.
"As possibilidades abertas pelas redes digitais para o desenvolvimento do trabalho participativo não podem prescindir de novas ideias sobre como viabilizar um novo modelo educacional,... não garante , por si só, a efetividade dos resultados, devendo estar sustentadas por uma teoria de aprendizagem que justifique esse desenho e delimite." (Costa, Fagundes et al., 1998).

A educação nos diversos ambientes virtuais podem ocorrer da mesma forma que ocorrem na maneira presencial, basta que haja propostas pedagógicas concebidas para desenvolver atividades de ensino /ambientes para ensinar/ com materiais pedagógicos adequados as tecnologias , salas de Informática, propostas concebidas para a mediação da aprendizagem, novas concepções de conhecimentos direcionados ao conhecimento interdisciplinar ( rede de relações).
Essa nova organização educativa, possibilita um acréscimo na efetivação de estudantes qualificados para o trabalho (inclusão) expressões culturais diversas.
Nesta Pedagogia proposta embasada em Paulo Freire e Piaget, vai em busca das soluções de problemas reais, como : a Educação como Transformação de informações em Conhecimentos, da Educação da Autoria, da Expressão, da Interlocução , da Investigação, da Autonomia e Cooperação.

Como são essas Arquiteturas pedagógicas?

São antes de tudo, estruturas de aprendizagem realizadas a partir da confluência de diferentes componentes, que são eles: Software educacional, internet, inteligência artifical, Educação a distância, concepções de tempo e espaço. Pensando num trabalho de caráter artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, inetração e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente socioecológico (Kerckhove,2003).
Enfim, essas arquiteturas buscam traduzir em situações de aprendizagens propostas pedagógics concebidas para a mediação da aprendizagem, assentadas na Pedagogia da Incerteza, que sintetiza principalmente, mas não exclusivamente, as ideias de Paulo Freire e Jean Piaget. que asenta cinco princípios :


  1. Educar para a busca de soluções reais;

  2. educar para transformar informações em conhecimentos:

  3. Educar para autoria, a expressão e a interlocução;

  4. Educacar para a investigação e;

  5. Educar para a autonomia e cooperação.

A confluência desses elementos é que permite aos estudantes disporem de atividades cognitivas instigantes e desenvolver métodos de trabalho interativos e construtivos. São esses os princípios em ação:



  • Arquitetura de projetos de aprendizagem;

  • Arquitetura de estudos de casos ou resaolução de problemas;

  • Arquitetura de apredizagens incidentes e;

  • Arquitetura de ação simulada.

Reflexão realizada sobre o Texto: " Arquiteturas Pedagógicas para a Eduacação a distância".


* Carvalho, Marie Jane Soares,


* Nevado, Rosane Aragon de e


* Menezes, Crediné Silva de.

2 comentários:

Simone disse...

Olá Marion!
Destacas idéias importantes do texto sobre arquiteturas pedagógicas.
Tens proposto na tua sala de aula "atividades cognitivas instigantes e desenvolvido métodos de trabalho interativos e construtivos"?
Um abraço, Simone - Tutora sede

MARION disse...

Oi Simone.

Sim, minhas atividades tem seguido essa linha de trablho.
Bjus Marion