sexta-feira, outubro 16, 2009

Histórias /Linguagem

Contando Histórias


Na interdisciplina de Literatura e Educação a contagem de histórias nos remete ao mundo da contação de histórias infantis ou adulta / EJA- Educação de Jovens e Adultos.


Num recente Prefácio...

" Lemos(1988) coloca a possibildade de um olhar socioconstrutivista sobre o desenvolvimento de linguagem escrita e levanta importantes questões sobre a relação oralidade/letramento. Especialmente, indica que devemos rever alguns pressupostos que caracterizam a oralidade como processo "natural" que precede o processo de educação formal da escrita e pensar no papel crucial do jogo de faz-de-conta no desenvolvimento do letramento.


Segundo a autora, "É através dessa prática que a criança vai reconhecer o ato de ler como um outro modo de falar e que o objeto portador de texto se torna mediador de um tipo de realção com o mundo e com o Outro. (1988, p.11,grifo nosso)."


Texto de estudos: Rojo, Roxane Helena Rodrigues - Práticas de leitura, Escrita e Oralidade no Ambiente Doméstico.


* Concepções não-valorizadas da escrita: a escrita como "um outro modo de falar"(Rojo,2006)



Ouça as Histórias re-contadas de Janaína e Rafaela

2 comentários:

Simone disse...

Olá Marion!
Passei aqui mais uma vez para visitar teu blog e ler as tuas postagens.
O que te chama a atenção nas histórias re-contadas pela Janaína e pela Rafaela?
Um abraço, Simone - Tutora sede

MARION disse...

Oi Simone!

Muitas coisas. Entre elas o laço afetivo que elas tem com a mãe,demonstrando isso no momento do relato das suas histórias, a criatividade em recontar as histórias e o mesclado do mundo real com o faz de conta.
Elas desenham as histórias e vão recontando seus desenhos de acordo com suas vivências.
Elas são demais!! Amei.
Bjus