domingo, agosto 31, 2008

Leitura e Reflexão ." Psicologia da Vida Adulta."






Estudos da Vida Adulta

Durante estas semanas lemos sobre os estudos de Erik Erikson, que no período de 1963 a 1976 , dedicou-se ao Estudo da personalidade da Vida Adulta.
Tendo o seu trabalho tido uma grande influência e impacto nos seus estudos posteriores do desenvolvimento humano. Para esse autor o desenvolvimento da personalidade prolonga-se ao longo da vida. E destaca como estádios da personalidade nas vida adulta. Cada uma das etapas, ou estádios, "relaciona-se sistematicamente com todos os outros e que todos eles dependem do desenvolvimento adequado na sequência própria de cada item" (1976, p.93). Cada fase é caracterizada por uma crise psicossocial a qual é baseada no crescimento fisiológico, bem como nas exigências colocadas ao indivíduo pelos outros(pais e/ou sociedade). Diz ele: " Cada uma chega ao seu ponto de ascendência, enfrenta a sua crise e encontra a sua solução duradoura pelos métodos.
Na atividade dois dos estudos da Vida Adulta, solicitado pela Professora Luciane Corte Real, podemos fazer esta constatação, observando etapas do desenvolvimento de pessoas a nossa volta ou melhor, pessoas que fazem partem do nosso convívio e analisar suas fases ou estádios de desenvolvimento psicossocial.
Bem, considero de grande valia estas observações, que serviram de estudos sobre o endimento da identidade humana.

* Para pensar: ...O tempo é algo que não volta atrás,. Por isso plante seu jardim e decore sua alma. Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores... William Sharespeare.


Um comentário:

ROSAURA KARST disse...

Oi
Marion
Muito interessante a tua reflexão,como é colocado no texto cada fase é caracterizadaCada por uma crise, pois bem eu acho que cresci sempre nas crises da minha fase adulta.
Beijos