sábado, outubro 16, 2010

Eixo V

Eixo V - "Uma visão inovadora"


Ao iniciarmos este semestre, fomos recebidas pelas Professoras Bea e Íris com uma proposta muito interessante. A abertura de um Wiki com o Projeto de Aprendizagem escolhido por nós/ interesse de aprendizagem.
Neste momento começamos um trabalho colaborativo. Recebi o seguinte convite da colega para inserirmos nosso email para assim iniciarmos nosso "PA".

Oi querida!!!!!!!
Teu Blog é muito bonito!
Que bom que os trabalhos em grupo nos proporcionam conhecer melhor os colegas e perceber como aprendemos com cada um.
Criei nosso Wiki para o PA, mas preciso que vc passe por lá e coloque teu e-mail ao lado do nome no link Autoras da side bar.
O endereço é:
www.projetoanimais.pbwiki.com
Bjocas e bom trabalho para nós
Tatiani Roland

Iniciamos o nosso PA sobre os animais, em especial sobre "O Comportamento da Vida Canina em Relação ao Homem".
Como experiência, foi bastante enriquecedor. Trabalhar em conjunto, o que em princípio parecia fácil, foi bastante difícil, pois exigia tempo para discussão e troca de ideias, além de ir em busca de dados para a pesquisa. Como trabalhar em grupo exige discussão de ideias, o Skype foi um recurso impotantíssimo para que houvesse essas trocas de informações. Além de aprendermos a trabalhar no Wiki, com as páginas de relatos, referencial da pesquisa, diário de bordo e construção do texto coletivo. Uma preparação para o trabalho de estágio.

A Psicologia da Vida Adulta, com a Professora Luciane Corte Real, trouxe par nós um etapa da vida adulta com os estudos de Erik Erikson e, que no período de 1963 a 1976 , dedicou-se ao Estudo da personalidade da Vida Adulta. Tendo o seu trabalho tido uma grande influência e impacto nos seus estudos posteriores do desenvolvimento humano. Para esse autor o desenvolvimento da personalidade prolonga-se ao longo da vida como estádios da personalidade nas vida adulta. Os estádios, "relaciona-se sistematicamente com todos os outros e que todos eles dependem do desenvolvimento adequado na sequência própria de cada item" (1976, p.93)

E dos Estudos e pesquisas sobre o interesse de Maturana na compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso ao âmbito social humano.
Maturana e Varela mostram que não é pré-dado, o que construímos ao longo de nossas interações.
Eles afirmam a importância de nossos atos no mundo e na construção do mundo.
O amor é peça fundamental na Vida do Homem!


A Gestão Escolar, trouxe-nos textos sobre " Organização e Gestão Escolar de Nalú Farenzena, onde ela relata sobre a Organização da Educação Nacional e Estruturas dos Sistemas de Ensino, destacando a Federalização e Descentralização, Responsabilidades das Esferas de Governo para a Educação e Sistemas, deu-me uma visão mais ampla sobre o funcionamento das leis e até que ponto elas são realmente coerentes com a realidade de nossas Escolas.
A analise dos nossos PPP (Projeto Político Pedagógico) como ação em nossa escola e adequação as novas visões de aprendizagens.
E com a reforma constitucional da legislação brasileira em 1996, redefiniu mecanismos de priorização finceira do ensino fundamental, vinculando, por dez anos, 15% da receita de impostos dos governos subnacionais à manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e criou o FUNDEF( Fundo de Manuteção do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), hoje FUNDEB. E a LDB aprovada em 1996, que esboça uma organização da educação nacional com a previsão de existência dos sistemas Federal, Estaduais e Municipais de Ensino, têm a responsabilidades próprias ou compartilhadas entre si, devendo orgarnizar-se em regime de colaboração.
Essas mudanças na lei proporcionaram a nós professores e alunos, um avanço na educação brasileira.

Um dos fatos que me marcou muito neste Eixo, foi conhecer a dedicação de Professores que doam seu tempo a ensinar homens e mulheres, que por razões adversas a sua vontade, deixaram de sentar nos bancos escolares, e só agora puderam dedicar aos estudos porporcionados pela EJA, SEJA e ENCCEJA.
Conhecer essas pessoas me deram a certeza de que nunca é tarde para conquistarmos nossos sonhos.
Vi o trabalho da Tutora Rosaura junto a seus alunos, e ouvi-los foi muito importante para o meu amadurecimento com aluna do Pead.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Realmente Marion, foi um semestre com novos aprendizados e as novas tecnologias trouxeram mudanças, como também através das interdisciplinas, conhecer melhor as leis e sua aplicabilidade em nossas escolas.
A partir dos teóricos estudados e de uma “visão inovadora”, que mudanças aconteceram no teu fazer pedagógico? Conte-nos um pouco da tua prática.

Com carinho,
Grace Maria