quarta-feira, outubro 06, 2010

Eixo III



Refletindo Eixo III


Entre risos e muitas redescobertas iniciamos este semestre.
A Tecnologia, a mágica do jogo, a arte, a música, a Literatura, o teatro e o Seminário Integrador, tomaram conta de nossas vidas e de nossas práticas, neste Eixo III.
A visita ao MARGS foi um destes momentos onde o belo, a imaginação, a magia de uma obra de arte faz de nós sonhadores e eternos aprendizes.
A arte através da releitura de obras nos transformou em artista e atores com a releitura da Obra de Diego Velasquez ,"As Meninas".

A Literatura Infantil com a contação de histórias, trouxe para nosso Polo de Alvorada, a alegria, e a dramatização de histórias infantis. A proposta era vivênciar esta experiência de contar histórias, como um momento mágico da contação de história, e tornar esse momento único e prazeroso. Cada grupo se apresentou forma diferenciada a história infantil na sala de aula.
Tânia Fortuna em entrevista nos diz :

" Brincar é coisa séria. Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com este mundo. Brincando, a criança aprende.

E acredito não podemos queimar etapas importantes para o amadurecimento lógico de uma criança, tudo tem sua hora e o importante é a concretização da leitura e escrita ortográfica acontecer no momento certo.
Com Fanny Abramovich, formada no curso de Pedagogia na Faculdade de letras da USP, trabalhou mais alguns anos como professora de crianças, de jovens , de adultos , e professores. Escreveu livros para professores. O mais conhecido deles é o " Quem educa quem? ".Fez antologias que discutiam questões da infância e da adolecência.
Trouxe para nós a magia do mundo da Imaginação com " Sai pra lá Dedo- duro!.

A Interdisciplina de música com a Professora Cristina, trouxe para nós a história da música popular brasileira e diferenciar a boa música como a audição popular. Recordo que neste semestre descobri como o slides show que poderia registrar momentos de aprendizagem utilizando estes recurso de imagens. E além disso, também adquiri a máquina digital como recurso indispensável para registrar estes momentos.

No seminário Integrador viajamos em conjunto construíndo histórias, viajantes de nossa própria imaginação através do Wiki histórias. Conhecemos com é um Blog Colaborativo, navegamos por diversos sites e descobrimos novas formas de construções de aprendizagens com os Blogs.



Mais um semestre de muitas descobertas, conquistas e realizações!

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Oi Marion, bom saber que a aprendizagem que você vivenciou neste semestre, foi integrante na tua prática pedagógica. Onde foi possível, sonhar, imaginar, descobrir, criar,...
E o mais importante neste processo: “eternos aprendizes”.
Com carinho,
Grace Maria

MARION disse...

Oi Grace!

Acredito que somos eternos aprendizes.
É muito bom aprender, e aprender com nosssos alunos, ainda melhor!
Bjus