quarta-feira, outubro 06, 2010

Eixo IV



Aprofundando o Conhecimento...




O início deste semestre trouxe para nós novas formas de repensar o lúdico, a ciência, o conhecimento do nosso mundo através dos Estudos Sociais, embasados com sugestões do novo tecnológico e das teorias do conhecimentos ensino aprendizagem.

No Seminário Integrador, iniciamos com uma reflexão sobre nossos Portfólio de Aprendizagens, e pensava assim...
"No 3º Semestre, analiso que ainda poderia ter sido um pouco melhor, mas consegui colocar minhas experiências e mudanças com clareza e objetividade.É logico que algumas coisas não foram como havia planejado, tal como a música na minha apresentação. "

E ainda no Seminário Integrador, um momento rico de reflexão através do Vídeo "Balance", que nos fez pensar nas nossas relações pessoais e no o mundo em que vivemos.
É fato que as nossas ações terão reflexos em todas as relações que vivermos. O meio ambiente nos demonstra isso todos os dias, com as mudanças no clima, com os desastres ecológicos , a falta de respeito com a vida animal e vegetal. Quando o Homem deixa de trabalhar em coletividade, ele se torna um ser vazio e pequeno.
É no trabalho coletivo, no respeito com o meio ambiente e na união das idéias que iremos ser mais fortes e viver em harmonia com a vida no Universo. (postagem /Quinta-feira, Abril 24, 2008).
No mundo da Ciência com Profº José Francisco Flores e as Tutoras Maura Nunes e Vanessa. Nesta discilpina realizei junto com a colega Iliana, já que naquele semestre ela trabalhava com alunos do Apoio Pedagógico, uma experiência sobre" Sombras", questionamento frequente em sala de aula.
Esta nova forma de proporcionar uma aprendizagem com o recurso tecnológico, o retro projetor, nos dá a certeza de que podemos proporcionar "Várias" formas de reslover perguntas usando a criatividade, a tecnologia e conhecimento teórico a favor de uma aprendizagem.
E a matemática?

Essa nos fez repensar na forma de interpretar histórias matemáticas, os jogos e recursos que aliados ao uso do micro, do concreto/ blocos lógicos e o lúdico, onde com o auxílio do computador na sala do ambiente Informatizado, podemos transformar aquela aula do copia e resolver muito mais emocionante e interessante.
Na época pesquisando achei...
*Atividades da revista Nova Escola nos trazem sugestões bem práticas e interessantes para serem usadas no nosso dia a dia em sala de aula.
Em busca de novas formas motivar meus alunos andei pesquisando, achei um site bem interessante pra trabalharmos contagem, numeração, que é:

www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?ar...

E no Mundo dos Estudos Sociais?

Navegar por este Brasil a fora através das Histórias Literarias de Monteiro Lobato foi emocionante! Viver com meus alunos um pouquinho da imaginação do "Sítio do Pica-Pau- Amarelo", foi voltar a infância.
E assim vivênciamos novas descobertas e conquistas na forma de ver o ensino aprendizagem nossos alunos, e é claro, da nossa própria formação acadêmica.

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Que bacana Marion, quando descreves a importância de navegar através da história e viver descobertas e conquistas no fazer pedagógico.
Parabéns e continue sendo uma eterna acadêmica, pesquisando e buscando o conhecimento.
Com carinho,
Grace Maria

MARION disse...

Oi Grace!

O Pead enriqueceu minha vida.
Bjus