sábado, setembro 18, 2010

Eixo II



Refletindo Eixo II


Como um pássaro que ruma a liberdade.


Neste II semestre recordo que ainda não possuía um computador em minha casa, e as postagens dependiam do Polo, no inicío na Escola Justo. Lembro com saudades das colegas e Tutoras que ali se reuniam todas as tardes para realizar os trabalhos solicitados pelas interdisciplinas. A internet era lenta e ficamos horas e horas a fio tentando nos conectar com nosso sistema no rooda. Sem falar que pouco ou quase nada sabiamos das postagens no rooda das interdisciplinas dos eixos, no início postavamos tudo no Webfólio Geral no rooda.
Sem falar que andavamos encantadas com tantos recursos, que nossos Blogs eram poluídos visualmente. AH! A Tecnologia havia nos possuído!
Mas nem tudo eram Flores, tinhamos muitas leituras, entre elas encontrei um relato de uma prática com entre nós alunos e professores, o da leitura, as múltiplas formas de leitura.
Neste meu relato falo da falta de concentração e até de interpretação e diz assim:

Dia: 08/01/2007 (segunda-feira)

"Ao ler e participar da atidade 10, Wikistórias, achei um pouco compliacada, não
havia feito a leitura da atividade com atenção. Então entendi o que geralmente nós cobramos de nossos alunos , a leitura. Estamos sempre correndo sem nos darmos tempo para realmente ler com atenção, queremos realizar logo, para fazermos mais e mais ... Esse é um dos problemas que enfrantamos em nosso dia a dia, a falta de paciência, queremos tudo para logo, para ontem .Então, voltei a pensar no que Paulo Freire nos tem feito refletir "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou contrução".(Pedagogia da autonomia, página 24 e 25). Durante este semestre voltei a ler e a refletir minhas práticas, a repensar mais em como poderia melhorar com os conhecimentos adquiridos em benefício de meus alunos. É de vital importância, que o educando tenha a curiosidade e que seje estimulado a se arriscar, a se aventurar neste mundo dos saberes.

Esta semana lendo a revista Nova Escola de setembro/2010, uma entrevista com Beatriz Aisenberg, pesquisadora argentina, afirma que, para formar leitores autônomos," cabe aos professores ouvir o que os alunos entenderam sobre os textos".

É exatamente este o ponto que nós professores nas diferentes disciplinas enfrentamos em nossa prática diária, a intrepretação de leituras, os estudantes sentem essa carência de interpretar textos de matemática, geografia e outras disciplinas, e alerta para as formas que nós podemos conduzir a leitura, para que haja uma interpretação real do fato, e dá dicas para que nós possamos trabalhar a leitura e interpretação.

Veja site: setembro2010 www.ne.org.br

Uma das interdisciplina que muito contribuiu para o aprofundamento do conhecimento do Pensamento Humano foi a Psicologia I, ministrada pela Professora Luciane Corte Real, que proporcionou uma grande reflexão interior ao trazer para o Polo o Filme: "Além da Alma". Pude através deste filme pensar e ver melhor o sentido da Psicanálise. Avaliar o trabalho e a dedicação dos Grandes Mestres da "Alma" e da "Mente".

Sigmund Freud - "O Pai da Psicanálise."

Recordo que percorrer a trilha foi um grande desafio, porque além de enfrentarmos as dificuldades de descobrir as pedras (reflexões sobre minha experiência com professora) a própria trilha já era recheada de desafios tecnológicos.

Trabalhamos também no Seminário Integrador a tabulação de entrevistas. Adorei pesquisar com as crianças os tipos de jogos e brincadeiras que elas gostam, sem falar que também conheci um pouco mais a família de meus alunos, dos brinquedos favoritos e jogos o que tinham na época de crianças de seus pais. Tabalhamos no Excel com gráficos, foi uma atividade que exigui muito de nós, já que anida engatinhavamos nas práticas da Tecnologia. Mas valeu para crescermos e aprendermos a superar nossos limites.
Nesta etapa do curso começamos a trabalbalhar no Wiki, hoje PBwork, nesta nova página começamos a fazer a identificação de Nossa Escola, comunidade trabalhando no Wiki pédia, O caminho de nossa casa para a Escola e a abertura de páginas no Wiki e contrução de Side bar - linKs.
Acredito que neste semestre superamos vários desafios de superação, e isto se deu devido ao apoio de todo o grupo do Pead / nossas Tutoras do Polo, da Sede da Universidade e da dedicação de nossos Mestres (as) das Interdisciplinas, que não pouparam puxões de orelha quando necessário, e elogios, quando merecidos, além do apoio frente as dificuldades enfrentadas.

5 comentários:

Beatriz disse...

Marion querida, sempre fostes uma lutadora e é visível a tua transformação para muito melhor!! Hoje perdestes teu ar assustado e brilham os teus olhos e queres sempre falar.
Teus post são valiosos e mito interessantes. Um abração
Bea

Beatriz disse...

Marion esqueci!!! Cuida que tens apenas dois post e o combinado é um semanal. Pode ser? Não deixa acumular por favor. Sei dos motivos e estou entendendo.
Um abração
Bea

Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz disse...

Marion esqueci!!! Cuida que tens apenas dois post e o combinado é um semanal. Pode ser? Não deixa acumular por favor. Sei dos motivos e estou entendendo.
Um abração
Bea

MARION disse...

Oi Profª Querida!

É certo que farei as postagens logo.
Um abraço e obrigada pela compreensão neste momento tão delicado que estou passando.
Um bjão