quinta-feira, abril 09, 2009

Presencial de Psicologia II




"Apresentação de Aprendizagens"

Ontem a noite, 08/04/2009, tivemos nosso segundo encontro de Psicologia II. Após a apresentação de alguns grupos diferenciando os tipos de aprendizagens: Diretiva, Não-Diretiva e Relacional. Os testes de Piaget, que nos levou a (re)pensarmos em nossas práticas de ensino aprendizagem.
Piaget através de teste, porque ele não se limitou a só observar (coleta de dados) a mas também a entender através da Observação Clínica, a questionar as observações e a se criar algumas situações para observar as ações dos sujeitos analisados a partir da hipótese sobre o que está se passando na mente do sujeito, fazendo modificações na situação e as ações do sujeito indicam se nossas hipóseteses estão corretas ou não.
Outro suporte as digações de Piaget, a Entrevista Clínica, que verifica as estruturas do pensamento do sujeito, através de seus aspectos verbo-conceptuais, de Deval (2002, p, 70).


Consiste em uma conversa aberta, em que o entrevistador intervém sistematicamente e conduz suas perguntas de modo atentar esclarecer o que a criança diz.


Há vários tipos de respostas, entre elas: respostas espontâneas, sugeridas, fabuladas e não-importantes.


E o Método Clínico proppriamente dito, de acordo com Juan Deval, não se baseia na conversa, mas sim, no tipo de atividade do experimentador e de interação com o sujeito, explicação sobre uma situação com transformações de um material.


"O sujeito tem de resolver tarefas mediante a sua ação e pede-se a ele explicações do que faz. A explicação é um complemento da ação"( p. 67).


" A Epistomologia Genética Piagetiana busca explicações para a inteligência humana. Ele define "como a busca intencional de meios para atingir um fim."

*Texto lido sobre "Epistomologia Genética".

Nenhum comentário: