sábado, abril 04, 2009

"A Lenda para uma Cidade".




" SEMENTES DE ESPERANÇA"


Uma cidade é tão bela e forte quanto o povo se apropie e participe da sua cultura. Vemos isso em diversas regiões do Brasil que fazem dos seus costumes e tradições um caminho para a inclusão e partipação das pessoas.

É na busca das raízes, da história, dos mitos e lendas que encontramos sementes de um futuro mellhor.

Estas sementes precisam ser regadas com trabalho, com amor, com carinho e dedicação. Precisam de solidariedade para que as pessoas se preocupem não só com suas sementes, mas que ajudem a cuidar e protejer as sementes dos outros também.

* Trecho do prefácio escrito pelo Prefeito da Cidade de Alvorada, Carlos Brum "Lenda para Alvorada" .

Quando iniciamos este semestre fiquei encantanda com os assuntos que iriamos abordar nesta interdisciplina, "Questões Étnico- Raciais" ministradas pela Professora Marilene Paré e das tutoras Rossana Della Costa e Tanara Forte Furtado, assuntos importantes como: "Quem sou? Como me vejo?, Como os outros me veem?"," De onde venho?, enfim conhecermos Nossas Raízes !



Como primeira reflexão pessoal - "Me conhecer", saber que tenho uma história de vida, de caminhada e que nesta caminhada também me identifico com outros no meio em que vivo.

E logo após, como posso trabalhar essas "Questões Étnico-Raciais na minha Escola?

Em nosso Município, sobre a administração do Prefeito Carlos Brum e dos vereadores desta, fez valer os direito de todo aluno em valorizar sua História, as Diversidades, incluindo em nosso currículo a lei 10.639, nas Escolas Municipais .

Decreto lei abaixo. Site do Mec.gov.br

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm#art79a

Iniciando-se assim em todas as Escolas Municipais o estudo das Diversidades, "Cada qual como é !"

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Marion!

Que possas fazer inúmeras postagens neste semestre que relatem experiências tuas em sala de aula, demonstrando através delas teus aprendizados e reflexões acerca das interdisciplinas, dos teus estudos e leituras.
Ficarei aguardando, hein?!

Abração,
Vanessa