quinta-feira, setembro 25, 2008

Educação em ação.















PALESTRA sobre a Educação em Ação.




Na manhã de ontem, 24/09/08, tivemos um encontro na sociedade União sobre Educação em Ação. A paletra foi minitrada pela Prof.ª Terezinha Juraci Machado da Silva, promovida pela Smed de Alvorada.
No encontro a Prof. Terezinha que é formada em letras, Mestra em literatura Africana de Língua Portuguesa, Especilalista em Literatura Infanto-Juvenil Brasileira, Leitora do Ministério de Relações Exteriores do Brasil na Universidade Nacional de Córdoba(UNC)- minitrando as disciplinas de Língua Portuguesa, literatura(Brasileira e Africanas) e Cultura Brasileira, Observadora Internacional da ONU na Palestina e África do Sul, Conferencista no Brasil, Argentina, Cuba, Angola, Moçambique, Canadá, Nova York, New Orleans, Miami... e ainda Coordenadora do Nerer_ Núcleo de Educação para Étnico Raciais da SMED- Gravataí, nos honrou com tão gratificante palestra sobre a Lei Federal 10.639/03.




DESAFIOS RACIAIS


Em sua palestra a Prof.ª Terezinha fez-nos refletir sobre nossas descendências, a cultura Negra em nosso País, a herança do negro, os traços mestiços do povo brasileiro. Falou-nos sobre a prática emancipatória e nas transformações na realidade circundante. A importância da intregração das disciplinas e principalmente transformar a ação.
Aprender e ensinar a refletir (valores e atitudes dentro e fora da sala de aula).
Escolher, interpretar, analisar e problematizar atividades de leitura, escolhendo os textos.
Destacou como ocorre a leitura: " Lê-se imagem, textos , a si próprio e outros.
Citou nosso querido Paulo Freire " A leitura do mundo precede a palavra".
E principalmente deixou bem claro a importância de contaminar o nosso aluno sem cobranças.

" A obra aberta, o texto de ficção deve proporcionar à criança, não só o prazer, mas também autonomia..."


Também faz um relato sobre a redação das crianças , entre elas a da Maria Cláudia, que na sua redação pura e inocente faz várias constatações entre elas esta: "O papel é branco e é igualzinho ao papel preto chamado carbono que escreve embaixo tudo o que a gente escreve em cima..."
Depois desde relato as colegas se reuniram em grupos para destacar e relatar ao grande grupo as experiências vividas em cada Escola da rede. E para finalizar o encontro apresentou-se um grupo de dança retratando as tradições e culto Africano.


2 comentários:

Rosária disse...

Oi Marion! Nossa que encontro produtivo, quantas informações importantes... E que família linda! Parabéns! Passei para fazer uma visita rápida para minha colega de grupo. Um abraço! Rosária

Colégio Érico Veríssimo disse...

olá, Marion!

Que ótimo este encontro! Que bom que compartilhou conosco!

Abraços,
Vanessa