terça-feira, junho 03, 2008

Semana do Meio Ambiente.










Passeio Legal!








Ontem iniciou-se a XIV " Semana do Meio Ambiente" e a Secretaria do Meio Ambiente de Alvorada, organizou uma programação especial com várias atividades, tais como : Palestras, visita das escolas aos diversos locais de Alvorada, entre eles : a Acata , Torotama, Lagoa do Cocão, CORSAN, Rio Gravataí, Arroio Feijó, Ponte Americana e Caminhada Ecológica. Também estão previstas o Plantio de de mudas vegetais e Blitz, Imunização da árvore Ingazeiro, fixação de placas " PROIBIDO COLOCAR LIXO"e Palestras na Escola Alfredo Justo com mesa redonda sobre resíduos e PAC _CORSAN.
No dia 06/06 Mostra Ecológica, entrega dos troféus Top Ecologia, lançamento do Concurso de Redação CORSAN, Gincana Ecológica ( no Ginásio Municipal), no dia 07/06 Plantio de mudas no Loteamento UAMA o1 e no dia 08/06 Formatura dos Agentes Ambientais Infanto-Juvenis, na Câmara de Vereadores.
Nossa escola foi convidada e minha turma participou do Passeio Orientado.
Fomos visitar a ACATA (Associação dos catadores de Alvorada)onde os alunos conheceram o trabalho realizado pelos catadores no bairro Umbu. Ficaram perplexos com as condições de trabalho das mulheres catadoras, só tem um rapaz que faz o trabalho na prensa e o motorista, e não contam com nenhum apoio financeiro e toda a semana são lesadas por roubos de materiais (lâmpadas, fios do maquinário, balança e até lixo) por isso suas condições de trabalho são precários.
Apredemos como separar o lixo e como ele é vendido (por fardo_ por não contarem mais com a balança). Bem foi bastante importante conhecermos como podemos colaborar com os catadores e a conservação do Meio ambiente.
Logo após nos dirigimos ETA ( Estação de Tratamento da Água). Lá os alunos , nós as Professoras Marion (eu), Iliana , Patrícia e o pessoal da Secretaria do Meio Ambiente Professora Ana Cristina e colaboradores, fomos recebidos pelos Técnicos da ETA . Durante a visita o Técnico SR. Edison foi nos mostratando as várias etapas de tratamento da água, passando pelos reservatórios de água que abastecem as cidades de Alvorada e Viamão.
Vimos a água que chega na ETA, e as transformações dela quando os produtos químicos vão sendo adicionados para fazer a limpeza da água e os diversos tanques onde ela vai sendo gradualmente purificada para esta, estar em condições de ser utilizada e conduzidas as nossas casas.
Bem, este passeio de estudos, nos deu uma visão de como é importante o cuidado e que podemos colaborar com a coleta do lixo, tanto que os alunos já se organizaram para ajudarem coletando lixo na Escola para colaborarem com a ACATA e com os cuidados que devemos ter com a nossa água, prar nunca faltar.




Nenhum comentário: