sábado, junho 21, 2008

Leitura dos Textos sobre Perguntas.



Perguntas!

Após a leitura dos textos de estudos, pude refletir um pouco mais sobre as diversas formas de se fazer perguntas.
Existem vários tipos de perguntas, entre elas aquelas em que nos questionamos sobre nossa vida em particular e aquelas sobre os diversos assuntos, tais como: amizades, sentimentos afetivos e trabalho.
No trabalho, já que somos professores, podemos observar que as crianças formulam perguntas sobre teorias do mundo, mesmo sendo certas ou erradas, não são construídas ao acaso. São experiências trazidas de suas próprias experiências de vida( idéias conceituais).
Para nós professores, como representantes da escola, temos o papel de aproximar dos alunos o conhecimento científico construído, de reformular os pré-conceitos de conhecimentos já foram concebidos e abrir dúvidas para a revisão desses conceitos, para a escuta real e uma nova reconstrução.
As crianças, independente do ambiente sócio-cultural em que vivem, são intrinsicamente curiosas, e motivadas a descobrir, a entender e a explicar um determinado acontecimento ou situação. Elas não controem uma realidade, mas uma série de realidades que se aproximam gradualmente, da visão de mundo conhecida pelos adultos.
É através da interação, que ela realizam as trocas.
Infelizmente sabemos que em nossas escolas são poucos os professores que deixam seus alunos pensar e chegarem as suas próprias conclusões e conceitos.
Podemos e devemos deixar espaços abertos para as explorações e interações, onde nossos alunos possam alimentar seus interesses e curiosidades e fazerem suas escolhas e terem tempo para experimentá-las.
Por isso, é de suma importância deixarmos nossos alunos fazerem perguntas e orientá-los na busca das respostas. É um caminho para o estudo , para construção do conhecimento prazeroso.

* Reflexão sobre os textos: Perguntas Inteligentes: O que é isto? ProFªMagdalena, Beatriz C. Costa e ProFªÍris E. T. Costa.

*Qual é a questão? ProfªMagdalen, Beatriz C. Costa e ProfªÍris E. T. Costa.





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