sexta-feira, maio 23, 2008

Estudando Sombras





Estudando SOMBRAS.












Quarta-feira dia 21/05, estudamos em sala de aula as Sombras, trabalho proposto pelo Professor Francisco de Ciências.
Como neste dia não dispúnhamos da claridade solar, Eu e a Colega Prô Iliana, resolvemos utilizar o retro projetor para fazermos a experiências sobre SOMBRASSSSS.
No primeiro momento distribuímos os alunos em grupos de três e as formas geométricas. Logo após os grupos se organizaram para o segundo momento, exposição das formas sobre o fundo branco. Conforme os grupos demonstravam as sombras das formas íamos , os grupos de alunos e as Professoras lançando perguntas tais como:
Para haver sombra, é necessário haver luz? A resposta foi unânime. " Sim, sem luz não poderíamos ver as sombras das formas.
A partir daí foram construindo vários conceitos sobre sombra tais como: Que podemos aumentar a sombra se nos aproximarmos da luz, que podemos ver outras formas da sombra( planas e cheias), e assim por diante.
As sombras expostas foram bem variadas e interessantes. Entre elas o símbolo de Alvorada, Bonecos, montanhas, animais e exploraram as mãos formando muitas sombras.

3 comentários:

Jurema disse...

Olá minha Marion.Saudades do tempo em que tinham muito para trocarmos.Falando em sombra eu lembrei de um ditado popular:"Se não houvessem sombras entre nós?"
O que será que queriam dizer com essa expressão.Confesso que não sei,mas depois de ter feito com os alunos muitas sombras,falado de sombras,discutidos questões fiquei curiosa em desvendar esse dito popular.Você sabe?

ROSAURA KARST disse...

Marion.
Muito interessante o trabalho que vocês fizeram que pena que não fotografaram.
Beijos
Rosaura

Iliana disse...

Olá amiga Marion! Cadê as fotos que tiramos? Por que não colocaste no teu blog? Bjs, Iliana