terça-feira, maio 06, 2008

Trabalhando com Tangran na sala de Aula.



Trabalho com Tangran em de sala de Aula.














Hoje realizei a parte prática do trabalho com Tangran.Durante o mês de abril, após a leitura do Livro " O Homem que Calculava", contei a história do livro sobre o Tangran para os meus alunos, então resolvemos colocar em prática esse jogo de formas geométricas. No primeiro momento fizemos a identificação das formas geométricas e depois confeccionamos o Tangran , conforme descrevo no trabalho citado no Blog. Logo após organizei a sala em grupos, como tenho 41 alunos, fizemos 7 grupos de 5 e 1 de 6.
Solicitei que cada grupo depois das observações de objetos e visualizações feitas durante o mês nos diversos ambientes que eles vivenciam e descrevessem através das formas do Tangran, o que eles haviam visualizado neste perído.

No primeiro momento percebi que eles tinham um certo receio de colocar o que eles visualizavam através de maneira simples ( as formas geométricas de objetos) sem se preocupar com a real forma dos objetos. Conforme foram se apropriando do real sentido do Tangran, o olhar sem a preocupação se o sol é quadrado ou circular. Eles entenderam que o importante é ver as coisas ao seu redor sem preocupar com a forma real.

Foi muito legal , então combinamos que cada um continuaria suas observações e produções de desenhos com Tangran e que na próxima semana faríamos uma mostra dos trabalhos sobre o Tangran.

Nenhum comentário: