sábado, abril 26, 2008

Semana da Educação



Semana da Educação em Alvorada.


Hoje 26 de abril de 2008, deu-se a abertura da Semana da Educação em Alvorada. Reuniram-se no Ginásio Municipal da cidade professores e profissionais da educação para um encontro onde ouviu-se a história de Alvorada contada por um boneca Gigante,representada por uma Índia, que relatou como tudo começou em Alvorada ( suas raízes). Logo após esse relato, o Prefeito Carlos Brum e a Secretária de Educação Jussara C. Verás de Bitencourt, deram como aberta a Semana da Educação na cidade e apresentaram o Hino da Cidade.
E para iniciar esta Semana da Educação, um dos principais focos foi a diversidades de etnias que povoa o nosso País, principalmente a Cidade de Alvorada, e para isso trouxe a Palestrante escritora Venilda Meneses com a história da Princesa Violeta ( uma Princesa Negra). Destacou a importância de trabalhar essa questão das etnias.

Logo após ouvimos o Professor de história Elmar Almeida expor sobre a avaliação.
Em sua palestra salientou a importância de uma reflexão do educador sobre como avaliar.
Destacou palavras chaves como: O que? E Para que?
Mencionou as palavras da Secretária de Educação que fez a colocação " Pensar em avaliação, é pensar em índice de Aprendizagem".
Qual o papel da avaliação?
Avaliar pra quê?
Avaliar é interrogar-se.
Um convite para a transformação no processo de avaliação.
Uma avaliação Emancipatória. O que é avaliado? O qualitativo, a construção do conhecimento.
Para quem? Para TODA a Comunidade Escolar.
Durante a semana ocorrerá várias atividades, tais como: Palestra nas Cumunidades, nas formações Pedagógicas dos professores em suas escolas e a apresentação da Boneca gigante Índia, símbolo da cidade, e do Hino da Cidade.

Nenhum comentário: