terça-feira, abril 08, 2008

"A Poesia Galdéria"


" Coruja do Campo "


O poema escrito por Jayme Caetano Braun, nós trás a lembrança de menino que ao crescer toma consciência do valor da vida do campo.
O poema " Coruja do Campo" retrata a vida simples e sofrida do galdério solitário, que ao tornar-se adulto entende o verdadeiro sentimento de solidão e através desta ave, a coruja do campo, que é encontrada com freqüencia sobre cupinzeiros, mourões de cerca, postes e telhados, rende-lhe homenagem digna de um homem amante das suas tradições.
O galdério deposita toda a sua paixão e respeito por esta ave tão amaldiçoada e temida por seus presságios de mau agouro.E na sua bela poesia coloca todo o seu sentimento.
E no seu canto poético nos diz:" És a amiga dos Galdérios, guardiã da morte, porque só há morte onde existe vida".
Ao ouvir esta poesia, pude sentir um pouco deste sentimento do tradicionalista de Jayme C. Braun.
  • Esta poesia foi uma reflexão proposta na interdisciplina Representando o Mundo pela Ciências do Professor José Francisco Flores.

3 comentários:

Jurema disse...

Oi minha Mari.
Quando ouvi a letra do poema confesso que fiquei muito emocionada,pois nos remete a um tempo distante onde não havia tanta destruição na natureza e ainda nos encantava o piu noturno das corujas que apesar de dizerem ser um bicho de maus presentimentos é sem dúvida um animal belo e sábio,talvez por isso seja o representante dos educadores.

ROSAURA KARST disse...

Oi
Marion

Esta muito interessante o teu blog.
Tu poderias colocar de qual interdisciplina, que te levou a fazer a referida postagem.

Daiane Grassi disse...

Olá querida Marion,

Vejo que está dando uma atenção especial ao seu blog hein?! Ficamos felizes com isso! Contudo, gostaria de lembrá-la de não deixar de acrescentar os marcadores em suas postagens.

Por exemplo: que tal acrescentar um marcador do tipo: "Representando o Mundo pela Ciências" em sua última postagem? E quem sabe um marcador: "Mundo da Matemática - Seriação e Classificação." na penúltima?

Sei que consegues, pois inseriste marcador na postagem de ludicidade!

Pois bem Dona Marion, como estão suas reflexões acerca de seu plano de estudos? Passarei em breve lá no seu pbwiki para ver pelo menos um esboço do mesmo, não esqueça que o prazo é até o dia 20/04!

Um abraço e uma excelente semana!

Daiane