quarta-feira, abril 16, 2008

Passeio pelos Pontos Turísticos de Alvorada.




Passeio Turístico pela cidade de Alvorada


Ontem, dia 15/04, eu e meus alunos da 4ª série da Escola Vilangran, realizamos um passeio turístico pedagógico pela nossa cidade.
Nosso passeio tinha como interesse conhecer um pouco da cidade e os pontos turísticos. Esse passeio já havia sido agendado junto a Smed, que nos enviou um ônibus e motorista , que também me auxiliou como guia turístico.
Começamos conhecendo o centro da cidade onde ficam a Prefeitura e a Biblioteca Pública, que ficam localizadas na parada 48. Depois nos deslocamos para uma das divisas de Alvorada com Porto Alegre, ponte que divide Porto Alegre e Alvorada pelo bairro Americana, onde inicia a visualização do Arroio Feijó (que vem por tubulação até este local, da cidade de Gravataí), que por sinal chamou muita a atenção dos alunos, por ali conter muitas garrafas, sacolas plásticas e etc, atiradas no barranco e pelo arroio. Logo após nos dirigimos para a Ponte do Big, que faz a divisa entre POA e Alvorada pela entrada principal da cidade.Observamos que a mata que aparece ao redor do arroio Feijó, ainda é mata nativa, fazendo um cinto ao redor da cidade , e por isso chamado de Cinturão Verde. Passamos pelo Centro Esportivo da RBS e Escola Florestan e nos dirigimos até o Jardim Algarve parando na Cascatinha do Pai Xangô, local destinado para celebrações dos Afro-descendentes. No Algarve, continuamos a observar o contorno Cinturão Verde e a localização das duas lagoas, a Lagoa do Cocão e Negra, que por sinal são as únicas lagoas do RS, num mesmo município. Continuando nosso passeio, saímos da zona urbana e nos dirigimos para zona rural e industrializada do município , conhecendo as industrias ali localizadas e o contraste com a paisagem rural. Avistamos pela BR 118 a divisa de Alvorada com Viamão e Alvorada com Gravataí onde fecha-se o Cinturão Verde. Retornamos a zona urbana indo até o bairro Nova Alvorada, onde está localizada a Corsan. Retornamos para a Escola, finalizando assim nosso passeio turístico pela cidade.
A partir deste passeio iremos estudar e conhecer as riquezas desta cidade, da paisagem natural, da cultura e dos sonhos dos Alvoradenses.


2 comentários:

Eliana Ventorini disse...

Oi, Marion!
Essa atividade/passeio pela cidade constitui um aspecto fundamental dos Estudos Sociais: a "observação do entorno social"! E penso que a próxima etapa que anuncias, da continuidade desse trabalho, será igualmente rica, à medida em que for oportunizado às crianças que evidenciem/contem/representem como percebem a cidade (sua visão da cidade) e que possam questionar sobre o espaço observado e pensar sobre ele: as relações entre a sociedade e a natureza (as diferentes paisagens da cidade) não como partes separadas, mas integradas/integrantes de uma totalidade); relação com a "história" do município, etc. Como escrevi lá no nosso fórum, agurdamos com expectativas o relato da continuidade desse trabalho!
Há um texto, que publicamos na Biblioteca da nossa interdisciplina, e pode te inspirar bastante, pois oferta várias sugestões de atividades: o texto se chama "E se não houvesse Estudos Sociais nas séries iniciais?".

Beijos e ótimo trabalho,
Eliana (tutora dos ES)

Maria Aparecida disse...

Marion,
adorei teu blog e, principalmente, o passeio turístico por Alvorada. As vezes a cidade em que nossos alunos moram passa despercebida e tanta coisa linda fica apagada. Imaginei cada criança re-descobrindo seu município, admirando sua cidade, comentado com seus familiares o passeio realizado... Parabéns!
Eu gosto muito de Alvorada e fiquei orgulhosa com a tua descrição. Eliana já apontou muitas possibilidades e ficarei atenta, pois toda essa tua criatividade e alegria irão produzir coisas lindas e interessantes com os alunos. Pensa também em um quadro cronológico para situar a história de Alvorada no tempo: muitos pais, mães, avós, avôs ainda se lembram de quando Alvorada se transformou em município. Por aí tens um rico caminho também.
Boa continuidade de trabalho.
Beijo
Cida (profe estudos sociais)