sábado, outubro 23, 2010

Eixo VI



No Eixo VI - "Seminário Integrador" (SI)
Iniciamos com uma preparação para o estágio.
A primeira etapa era analisar a pesquisa de PA de outros grupos do nosso Polo. Bem interessante essa reflexão sobre a construção de um PA dos colegas. Obervar o que cada uma de nós havia realizado no semestre anterior e uma visão focada na escola. Nosso grupo escolheu pesquisa sobre : "O barulho na escola", aquele ruído que não é muito saudável, que faz parte da nossa vida escolar. Uma maneira de releitura de aprendizagens.
Esse exercício nos auxiliou nos questionamentos sobre nossas formas de proporcionarmos aprendizagens significativas para o nosso aluno, visando uma aprendizagem sociabilizada, através da pesquisa em grupos e recursos interessantes com a tecnologia aliada a pesquisa investigativa.


Na interdisciplina sobre Questões Étnico -raciais, sobre a orientação da Professora Marilene Paré e da Tutora Tanara Furtado, viajamos para nossa Conhecermos nossas raízes é um assunto muito amplo, mas indispensável para conhecer um
pouco de nos e de nossos alunos. Como trabalharmos com nossos alunos, se não os conhecemos sua história, sua identidade? Sem contar com as Questões das Diversidades, o "Conhecimento de si através de suas raízes". O texto lido sobre Construtivismo, de Fernado Becker, nos afirma o construtivismo significa: a ideia de que nada , a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância , como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento. Na Psicologia II vimos que : "Conforme Piaget, é sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História- da Humanidade e do Universo. Que aprendizagem só tem sentido na medida em que coincide com o processo de desenvolvimento do conhecimento. E educação deve ser um processo de construção de conhecimentos por lado dos alunos e professores, e por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído ("acervo cultural da Humanidade"). E através do estudo do conhecimento de si, afirmo que: "Este trabalho do Conhecimento do "EU", nos possibilita como professores um conhecimento mais amplo sobre nossas relações e vivências, trocando experiências Aluno & Professor, Professor & Aluno. * Reflexão do texto "O que é Construtivismo" de Becker, Fernando. Minhas observações sobre o Método Clínico realizado após leitura e aula presencial onde a Professora Luciane Corte Real, foi importante ao logo do curso e estágio porque me possibilitou a observar as etapas de construção do conhecimento e aprendizagens de meus alunos. Segundo Piaget através de teste, porque ele não se limitou a só observar (coleta de dados) a mas também a entender através da Observação Clínica, a questionar as observações e a se criar algumas situações para observar as ações dos sujeitos analisados a partir da hipótese sobre o que está se passando na mente do sujeito, fazendo modificações na situação e as ações do sujeito indicam se nossas hipóseteses estão corretas ou não.
Outro suporte as digações de Piaget, a Entrevista Clínica, que verifica as estruturas do pensamento do sujeito, através de seus aspectos verbo-conceptuais, de Deval (2002, p, 70).
O Método Clínico proppriamente dito, de acordo com Juan Deval, não se baseia na conversa, mas sim, no tipo de atividade do experimentador e de interação com o sujeito, explicação sobre uma situação com transformações de um material. "O sujeito tem de resolver tarefas mediante a sua ação e pede-se a ele explicações do que faz. A explicação é um complemento da ação"( p. 67).


Na interdisciplina de Educação para Crianças com Necessidades Especiais, penso que
precisamos muito do apoio pedagógico e apoio de "TODOS " nas diversas áreas da educação e informação, ainda nos falta condições em sala de aula para um atendimento digno, que vise uma construção de conhecimentos com recursos tecnológicos para auxiliar essas crianças no caminho da aprendizagem transpondo assim, suas próprias deficiências e as nossas também. Hoje sabemos que a educação pode contar com recursos financeiros do Fudeb e que falta atitude para que as transformações aconteçam.

Outra dificuldade é avaliação.
O aluno é avaliado conforme os parâmetros normativos estabelecidos pelo currículo.
Como avaliar?
Segundo a "interpretação das ideias de VygotsKi, na avaliação não basta verificar as condições atuais do desempenho escolar da criança, mas sua condição intelectual somente poderá ser devidamente avaliada quando ocorrem situações de medições, em que conceitos e informações venham a provocar a consolidação, pela criança, da sua zona proximal de desenvolvimento, Contrapondo-se a uma prática psicodiagnóstica clássica. "
E ainda existem a contraposição de Kozulin e Falk (apud Guthke, 1996, p.272-273) que apresenta a seguinte contraposição entre uma avaliação "dinâmica"- originada de Vygostsky- e uma avaliação seguindo os pressupostos dos "testes convencionais de inteligência".

Na prática em meu estágio, a avaliação de meus alunos ficou muito bem definida . O trabalho cooperativo, participativo e autonomo desenvolvido através do Bolgger Colaborativo, ficou evidenciado na construção de uma aprendizagem significativa.
Hoje trabalhar no Blogger da turma, é uma forma deles registrarem suas descobertas em relação ao mundo no qual vivem.
E Eggert (1997), professor da Universidade de hannoy, enfoca a questão da avaliação, tendo como pano de fundo as mudanças paradigmáticas na educação especial, considera as seguintes transformações paradigmáticas:
  • Seleção dos alunos deficientes para escolas especiais( para a identificação das necessidades especiais dos mesmos;
  • O encaminhamento a uma escola especial, para apoio ao aluno no âmbito da escola regular;
  • Da justificativa do encaminhamento para escola especial, através do laudo clínico, para orientação e o acompanhamento pedagógico na escola regular;
  • E dos métodos quantitativos normativos , para a descrição qualitativa e a consideração do contexto ou entorno.
O filme " E seu nome é Jonas", retrata várias situações de rejeição, entre elas a da sociedade / o preconceito - a falta de informação da família e a da sociedade daquela época. A ausência de informação e conhecimento sobre a criança surda e sua adaptação ao meio social, hoje já podemos visualisar crianças, jovens e adultos, estudando, trabalhando e vivendo sem problemas algum no contexto social, adaptadas as diversas formas tecnológicas e sociais do mundo atual.

Enfim, acredito que somos "TODOS" conscientes de nossos deveres e responsabilidades perante a sociedade, e que podemos fazer a diferença, basta que tenhamos Vontade de mudar!


O que dizer sobre "Moral e Ética?"
Na interdisciplina de Filosofia, nossas atitudes como professores nos conduzem muito além de conceitos, e nos levam a práticas embasadas na moral, na ética e no amor.

" AUCHIWITZ " O HORROR DA GUERRA " e o

" O Clube do Imperador"

Me fez pensar sobre conceito da moral com "O Horror da Guerra" onde a desumanidade e a crueldade são o limite da degaradação humana . E o da posse do "conhecimento" exclusivo, no Filme "O Clube do Impedor", onde nós professores podemos dar uma chance para alunos como no filme foi dado a Sederick Bell e ele não a aproveitou , porque em sua estrutura familiar, acreditava que professores, só transmitem conhecimentos.
Porém, devemos investir no caráter de uma pessoa, mesmo que naquele momento para ele o sentimento ético e moral ainda não o seja valorizado.
Onde regras e princípios não são vivenciados.


Continuo acreditando que devemos como professores praticar os conceitos da moral e da ética como uma ferramenta digna e valorosa, em nossa caminhada na educação da criança, do jovem e adulto.

sábado, outubro 16, 2010

Eixo V

Eixo V - "Uma visão inovadora"


Ao iniciarmos este semestre, fomos recebidas pelas Professoras Bea e Íris com uma proposta muito interessante. A abertura de um Wiki com o Projeto de Aprendizagem escolhido por nós/ interesse de aprendizagem.
Neste momento começamos um trabalho colaborativo. Recebi o seguinte convite da colega para inserirmos nosso email para assim iniciarmos nosso "PA".

Oi querida!!!!!!!
Teu Blog é muito bonito!
Que bom que os trabalhos em grupo nos proporcionam conhecer melhor os colegas e perceber como aprendemos com cada um.
Criei nosso Wiki para o PA, mas preciso que vc passe por lá e coloque teu e-mail ao lado do nome no link Autoras da side bar.
O endereço é:
www.projetoanimais.pbwiki.com
Bjocas e bom trabalho para nós
Tatiani Roland

Iniciamos o nosso PA sobre os animais, em especial sobre "O Comportamento da Vida Canina em Relação ao Homem".
Como experiência, foi bastante enriquecedor. Trabalhar em conjunto, o que em princípio parecia fácil, foi bastante difícil, pois exigia tempo para discussão e troca de ideias, além de ir em busca de dados para a pesquisa. Como trabalhar em grupo exige discussão de ideias, o Skype foi um recurso impotantíssimo para que houvesse essas trocas de informações. Além de aprendermos a trabalhar no Wiki, com as páginas de relatos, referencial da pesquisa, diário de bordo e construção do texto coletivo. Uma preparação para o trabalho de estágio.

A Psicologia da Vida Adulta, com a Professora Luciane Corte Real, trouxe par nós um etapa da vida adulta com os estudos de Erik Erikson e, que no período de 1963 a 1976 , dedicou-se ao Estudo da personalidade da Vida Adulta. Tendo o seu trabalho tido uma grande influência e impacto nos seus estudos posteriores do desenvolvimento humano. Para esse autor o desenvolvimento da personalidade prolonga-se ao longo da vida como estádios da personalidade nas vida adulta. Os estádios, "relaciona-se sistematicamente com todos os outros e que todos eles dependem do desenvolvimento adequado na sequência própria de cada item" (1976, p.93)

E dos Estudos e pesquisas sobre o interesse de Maturana na compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso ao âmbito social humano.
Maturana e Varela mostram que não é pré-dado, o que construímos ao longo de nossas interações.
Eles afirmam a importância de nossos atos no mundo e na construção do mundo.
O amor é peça fundamental na Vida do Homem!


A Gestão Escolar, trouxe-nos textos sobre " Organização e Gestão Escolar de Nalú Farenzena, onde ela relata sobre a Organização da Educação Nacional e Estruturas dos Sistemas de Ensino, destacando a Federalização e Descentralização, Responsabilidades das Esferas de Governo para a Educação e Sistemas, deu-me uma visão mais ampla sobre o funcionamento das leis e até que ponto elas são realmente coerentes com a realidade de nossas Escolas.
A analise dos nossos PPP (Projeto Político Pedagógico) como ação em nossa escola e adequação as novas visões de aprendizagens.
E com a reforma constitucional da legislação brasileira em 1996, redefiniu mecanismos de priorização finceira do ensino fundamental, vinculando, por dez anos, 15% da receita de impostos dos governos subnacionais à manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e criou o FUNDEF( Fundo de Manuteção do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), hoje FUNDEB. E a LDB aprovada em 1996, que esboça uma organização da educação nacional com a previsão de existência dos sistemas Federal, Estaduais e Municipais de Ensino, têm a responsabilidades próprias ou compartilhadas entre si, devendo orgarnizar-se em regime de colaboração.
Essas mudanças na lei proporcionaram a nós professores e alunos, um avanço na educação brasileira.

Um dos fatos que me marcou muito neste Eixo, foi conhecer a dedicação de Professores que doam seu tempo a ensinar homens e mulheres, que por razões adversas a sua vontade, deixaram de sentar nos bancos escolares, e só agora puderam dedicar aos estudos porporcionados pela EJA, SEJA e ENCCEJA.
Conhecer essas pessoas me deram a certeza de que nunca é tarde para conquistarmos nossos sonhos.
Vi o trabalho da Tutora Rosaura junto a seus alunos, e ouvi-los foi muito importante para o meu amadurecimento com aluna do Pead.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Eixo IV



Aprofundando o Conhecimento...




O início deste semestre trouxe para nós novas formas de repensar o lúdico, a ciência, o conhecimento do nosso mundo através dos Estudos Sociais, embasados com sugestões do novo tecnológico e das teorias do conhecimentos ensino aprendizagem.

No Seminário Integrador, iniciamos com uma reflexão sobre nossos Portfólio de Aprendizagens, e pensava assim...
"No 3º Semestre, analiso que ainda poderia ter sido um pouco melhor, mas consegui colocar minhas experiências e mudanças com clareza e objetividade.É logico que algumas coisas não foram como havia planejado, tal como a música na minha apresentação. "

E ainda no Seminário Integrador, um momento rico de reflexão através do Vídeo "Balance", que nos fez pensar nas nossas relações pessoais e no o mundo em que vivemos.
É fato que as nossas ações terão reflexos em todas as relações que vivermos. O meio ambiente nos demonstra isso todos os dias, com as mudanças no clima, com os desastres ecológicos , a falta de respeito com a vida animal e vegetal. Quando o Homem deixa de trabalhar em coletividade, ele se torna um ser vazio e pequeno.
É no trabalho coletivo, no respeito com o meio ambiente e na união das idéias que iremos ser mais fortes e viver em harmonia com a vida no Universo. (postagem /Quinta-feira, Abril 24, 2008).
No mundo da Ciência com Profº José Francisco Flores e as Tutoras Maura Nunes e Vanessa. Nesta discilpina realizei junto com a colega Iliana, já que naquele semestre ela trabalhava com alunos do Apoio Pedagógico, uma experiência sobre" Sombras", questionamento frequente em sala de aula.
Esta nova forma de proporcionar uma aprendizagem com o recurso tecnológico, o retro projetor, nos dá a certeza de que podemos proporcionar "Várias" formas de reslover perguntas usando a criatividade, a tecnologia e conhecimento teórico a favor de uma aprendizagem.
E a matemática?

Essa nos fez repensar na forma de interpretar histórias matemáticas, os jogos e recursos que aliados ao uso do micro, do concreto/ blocos lógicos e o lúdico, onde com o auxílio do computador na sala do ambiente Informatizado, podemos transformar aquela aula do copia e resolver muito mais emocionante e interessante.
Na época pesquisando achei...
*Atividades da revista Nova Escola nos trazem sugestões bem práticas e interessantes para serem usadas no nosso dia a dia em sala de aula.
Em busca de novas formas motivar meus alunos andei pesquisando, achei um site bem interessante pra trabalharmos contagem, numeração, que é:

www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?ar...

E no Mundo dos Estudos Sociais?

Navegar por este Brasil a fora através das Histórias Literarias de Monteiro Lobato foi emocionante! Viver com meus alunos um pouquinho da imaginação do "Sítio do Pica-Pau- Amarelo", foi voltar a infância.
E assim vivênciamos novas descobertas e conquistas na forma de ver o ensino aprendizagem nossos alunos, e é claro, da nossa própria formação acadêmica.

Eixo III



Refletindo Eixo III


Entre risos e muitas redescobertas iniciamos este semestre.
A Tecnologia, a mágica do jogo, a arte, a música, a Literatura, o teatro e o Seminário Integrador, tomaram conta de nossas vidas e de nossas práticas, neste Eixo III.
A visita ao MARGS foi um destes momentos onde o belo, a imaginação, a magia de uma obra de arte faz de nós sonhadores e eternos aprendizes.
A arte através da releitura de obras nos transformou em artista e atores com a releitura da Obra de Diego Velasquez ,"As Meninas".

A Literatura Infantil com a contação de histórias, trouxe para nosso Polo de Alvorada, a alegria, e a dramatização de histórias infantis. A proposta era vivênciar esta experiência de contar histórias, como um momento mágico da contação de história, e tornar esse momento único e prazeroso. Cada grupo se apresentou forma diferenciada a história infantil na sala de aula.
Tânia Fortuna em entrevista nos diz :

" Brincar é coisa séria. Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com este mundo. Brincando, a criança aprende.

E acredito não podemos queimar etapas importantes para o amadurecimento lógico de uma criança, tudo tem sua hora e o importante é a concretização da leitura e escrita ortográfica acontecer no momento certo.
Com Fanny Abramovich, formada no curso de Pedagogia na Faculdade de letras da USP, trabalhou mais alguns anos como professora de crianças, de jovens , de adultos , e professores. Escreveu livros para professores. O mais conhecido deles é o " Quem educa quem? ".Fez antologias que discutiam questões da infância e da adolecência.
Trouxe para nós a magia do mundo da Imaginação com " Sai pra lá Dedo- duro!.

A Interdisciplina de música com a Professora Cristina, trouxe para nós a história da música popular brasileira e diferenciar a boa música como a audição popular. Recordo que neste semestre descobri como o slides show que poderia registrar momentos de aprendizagem utilizando estes recurso de imagens. E além disso, também adquiri a máquina digital como recurso indispensável para registrar estes momentos.

No seminário Integrador viajamos em conjunto construíndo histórias, viajantes de nossa própria imaginação através do Wiki histórias. Conhecemos com é um Blog Colaborativo, navegamos por diversos sites e descobrimos novas formas de construções de aprendizagens com os Blogs.



Mais um semestre de muitas descobertas, conquistas e realizações!