domingo, abril 18, 2010

Reflexão Semanal


Pensando...

Durante essa semana pude evidenciar vários fatos importantes, que como professora convivemos diariamente em sala de aula.
Quando falo vivenciamos, digo que já estamos acostumados a lidar com todas as eventualidades que possam a vir.
E uma delas é constatar que sempre devemos ter um plano "B" para essas eventualidades.

Muitas vezes elas nos causam desanimo ou um "eu já sabia!" e é ai que devemos nos superar como adultos e maduros, que somos.
Essa semana havia planejado com meus alunos abrir um Blog colaborativo, mas a conexão da internet não entrou, não desanimamos, aproveitamos e utilizamos outra tecnologia, o Data Show e vimos um vídeo sobre Pindorama" (nome do Brasil dado pelo índios que aqui viviam).
Nossos alunos são produtos do que os fazemos crer que são, por tanto, proporcionar atividades que desenvolvam neles o prazer pelo aprender é fundamental. Digo isso porque uma aprendizagem de qualidade e inovadora pode ser feita com boa vontade e prazer.

Segundo Piaget podemos:

“Formar homens criativos, inventivos e descobridores, de pessoas críticas e ativas, em busca constante da construção da autonomia."



  • Trabalhar com aprendizagens significativas, que são de suas vivencias e interesse;
  • Proporcionar tecnologias que os auxiliem nestas descobertas e assim, descobrindo o prazer de se envolver, do aprender.


Dificuldades, empecilhos, todos nós convivemos como eles, mas se tivermos coragem de mudar, teremos uma educação voltada para o verdadeiro aprender de nossos educandos.

Um comentário:

Beatriz disse...

Marion querida, pegastes muito bem o espírito da reflexão. vais mais além da sala de aula, explicando e apresentando alternativas para superar o aprofunbdar situações que foram percebidas ou consideradas por ti, ao longo da semana. Valeu!!
Um abração
Bea