quinta-feira, abril 08, 2010

Reflexão da Semana

Relato e reflexão da semana.



Minha turma é uma 4ª série e gostam muito de questionar. Na última aula na sala do Ambiente informatizado o que mais chamou a atenção deles foi a maneira com foi apresentado no data Show, recurso que agora está a nossa disposição, diferenciando-se das aulas onde o livro é o único recurso de exploração, não que os livros não o sejam importantes mas a técnologia nos faz visualizar essa imaginação real. Depois desta aula tão interessante....
Enfim chegamos ao ponto " X"da questão!
Depois de conversarmos bastante, meus alunos decidiram que o havia despertados interesse neles. Era a preocupação em preservar os animais que ainda fazem parte da vida na Terra e principalmente saber, as causas da extinção de tantos animais na nossa fauna.
E a pergunta se fez.
"Animais em extinção. O que será de nosso Planeta?"
Após essa pergunta, seguiram-se outras para investigar e poderem entender o que estaria ocasionando tantas perdas.
Como poderiamos saber o que aconteceu para haver tantos animais extintos na natureza?
Resolvemos anotar tudo o que sabemos sobre os animais. (registros)
Mas de que forma poderiamos registrar nossas descobertas e ficar para alertamos outras pessoas sobre nossas descobertas ?
Eles resolveram fazer anotações em um caderno da turma. Então sugeri que poderiamos também criarmos um blog só da nossa turma, já que temos um ambiente informatizado e vários recusos tecnológicos para registrarmos nossas descobertas.
E na quinta-feira, dia que temos disponível para utilizarmos a sala do Ambiente Informatizado (AI).
Hoje pela manhã abrimos o Blog da Turma 41 que será o local para colocarem suas descobertas.


Nome do Blog: "Animais em Extinção"



Ainda não iniciamos as postagens, apenas criamos o Blog, apartir da próxima semana iniciaremos as postagens e pesquisas de sites, imagens, localização dos locais e causas que ocasioram e ocasionam essa perda tão grande de animais na fauna brasileira e no mundo.

Minha reflexão

Na segunda-feira 05/04, quando iniciamos a semana ainda não tinha ideia de como seria feito o planejamento do estágio, pois somente ontem a noite - 07/04, após a reunião da comissão de estágio ficou estabelecido as formas de registro com os orientadores, no meu caso, Professor Nestor André Kaercher e Tanara Furtado. Já no Blog postagens reflexivas da Semana com a Professora Beatriz Magdalena, em combinação anterior, no início do semestre 15/03.
Até o momento as tics que tenho usado ( máquina digital para tirar fotos, micros, data show, pendriw e criação de um Blog) para estimular meus alunos a descobrirem suas indagações tem sido poucas mas, com o desenrolar da proposta, espero disponilibilar mais recursos das tics.

4 comentários:

Beatriz disse...

Oi Marion, pelo jeito tua arquitetura pedagógica estará centrada em PA. Tenho certeza de que farás um bom trabalho. A idéia do blog é interessante e se tornará o lugar onde os alunos postarão mensagens relatando suas descobertas e as estatégias utilizadas para decoobrir. Tomara que seja um espaço de trocas e comentários.
Um abração
Bea

Beatriz disse...

Marion, estive no blog hoeje e vi que há várias postagens com o nome de alunos. No entanto, a escrita não parece ser deles. Muita certinha com termos pouco utilizados pela garotada. Por favor, deixa eles escreverem, do jeito e da forma que quiserem e depois tu trabalhas em cima. Um abração
Bea

MARION disse...

Oi Profª BEA.

Realmente usei com eles a correção no Word, já que o trabalho seria visto e lindo por outras pessoas.Cetto deixarei por conta deles.
Temos ainda o trabalho de TCC.
Bjus Marion

MARION disse...

Oi Profª BEA.

Realmente usei com eles a correção no Word, já que o trabalho seria visto e lindo por outras pessoas.Cetto deixarei por conta deles.
Temos ainda o trabalho de TCC.
Bjus Marion