domingo, abril 25, 2010

Construíndo Blog



"Construído um Conhecimento"


Falando em Blog... depois de alguns imprevistos, finalmente a abertura do Blog da Turma!
Nossa primeira postagem foi interessante. Porém tenho que fazer algumas referências importantes a relatar sobre esse momento. Como só temos uma vezes por semana e uma hora de acesso a sala de informática (AI), temos que aproveitar bem essa hora. E foi o que tentamos fazer. Mas, havia muitas dúvidas sobre Blog e como fazer para termos um. Então, tive que explicar passo a passo o processo, na verdade para aproveitar o nosso tempo, eu já havia feito a abertura ( aproveitando o feriado) em casa, porque necessitava de uma confirmação por telefone para se obter um código, é mais rápido.
Como a turma é dividida em dois grupos / um fica em sala com a hora do conto / enquanto o outro grupo trabalha na sala do AI, é mais trabalhoso porque eu tenho que repetir as explicações duas vezes, mas é o tempo que temos. Para facilitar o entendimento dos alunos, fui explicando passo a passo.
Em primeiro lugar devemos ter uma conta (email) e uma senha , escolhermos um nome para o Blog, responder algumas perguntas e nº do telefone, neste momento uma aluna "X" questionou sobre ela não ter um telefone, então, a orientei que na lista de inscrição tem um item que explica como proceder. Continuamos o trabalho escolhendo o modelo do Blog (estilo) e assim postamos nossas primeiras impressões. Observei que no primeiro grupo , alguns alunos nunca haviam tido acesso ao micro, nunca haviam colocado o endereço de um site, e por isso foi mais demorado. Já no segundo grupo as explicações fluíram com mais facilidade e rapidez, tanto que Thayna após vistar alguns sites, foi ao you tube e selecionou um vídeo e postou sozinha no Blog.
Foi uma manhã bem produtiva, rica em descobertas e aprendizagens.



Paulo Freire (1996) nós diz: "Ensinar exige curiosidade... Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inqueta, que me insere na busca, não aprendo e nem ensino."

Freire, Paulo em Pedagogia da Autonomia

Endereço do Blog da Turma 41 : http://amigosemextincao.blogspot.com

Minha turma de Estágio na Escola Vilagran Cabrita.


4 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Marion!

Visitei o blog da turma, está bem legal! Que vocês aproveitem bastante este espaço. Qualquer auxílio ou troca de ideia, fico a disposição!
Abraços,
Vanessa

MARION disse...

Oi Vanessa!

Obrigada.Essa semana que vem, vamos aproveitar a tua dica no Portal, sobre os animais.
bjus

MARION disse...

Oi Vanessa!

Obrigada.Essa semana que vem, vamos aproveitar a tua dica no Portal, sobre os animais.
bjus

Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.