sábado, novembro 14, 2009

"Planejando"

"Planejando"

Planejar uma aula, envolve um certa arquitetura.

Um equilíbrio entre o conhecimento e a busca da integração desde conhecimento, uma cooperação entre os componentes deste planejamento, uma flexibilidade, dar condições para que nossos alunos desenvolvam seu potencial criativo, a mediação do professor e a autoria de cada grupo.

Foi pensando na craitividade de cada aluno, e através de um conhecimento prévio, elaborei este planejamento. Uma atividade observando os as leituras sobre a fonética, a Psicogênese da escrita, a Consciência Fonlógica e Alfabetização e Letramento.

Este planejamento envolve um trabalho de releitura de uma música, "Olhos Coloridos" de Sandra de Sá.

No primeiro momento, os grupos, realizaram a audição da música para conhecerem o seu ritmo, pesquisaram as palavras e seus singnificados, estudando o vocabulário (a consciência fonológica das palavras ouvidas e escritas).

Trabalhos elaborados pelos grupos de alunos, releitura em desenhos.



No segundo momento, cada grupo criou uma nova letra para a música - uma paródia - produção textual, que depois de vários ensaios e estudos da escrita ( utilizaram a rima), se apresentariam ao grande grupo uma paródia da música "Olhos Coloridos".

Durante esses processo de contrução da nova letra, notei a preocupação de cada grupo em escrever uma mensagem referente as suas vivências.

Veja neste vídeo a mensagem de cada grupo:



Referências:

* Leitura dos textos sobre Fonética,
*Consciência Fonológica: o que é, para que serve e qual sua relação com o aprendizado da leitura e da escrita? (jornal Letra A - jun/jul. 2005).

Nenhum comentário: