sexta-feira, novembro 20, 2009

Linguagem e Planejamento.



" Trabalhando com a produção de:

textos, releituras e composição de músicas"



Após realizarem a releitura da música "Olhos Coloridos", os grupos começaram a produzir a sua própria interpretação, compondo uma paródia em trono da música ouvida.
As letras abaixo são transcritas conforme eles a compuseram, sem correção da professora.







Essa atividade foi proposta na semana da Consciência Negra, visando um olhar sobre conhecimento do O Estudo da Consciência Fonológica e Um olhar dos Estudos Culturais.
Ao desenvolver esse planejamento e acompanhar cada passo dele, observei nos grupos a preocupação de um segmento de sonoridade da língua oral com a escrita e a combinação destas letras com suas vivências, sua expressões ao transcrever a letra de cada composição.

Segundo Elizabeht Crepaldi de Almeida , co-autora do livro "Consciência Fonológica - atividades práticas ", destaca em seu livro que para Lílian Nascimento,

" a consciência fonológica é diferente do método fônico de alfabetização". Pesquisas das últimas décadas apontam que a criança formula hipóteses e constrói conhecimentos ao se familiarizar com as formas de escritas do dia -a - dia e ao refletir, com o professor, sobre a natureza e o funcionamento da língua escrita ".

Porém, de acordo com Lilian, " é preciso mais que cantar, ouvir ou recitar. É preciso chamar a atenção da criança para os segmentos sonoros da língua oral, sejam eles sílabas, rimas ou aliterações."

Hoje nosso olhar de professor deve estar voltado para compreender como a criança constrói o seu conhecimento, por tanto as práticas sociais da leitura e da escrita devem observar o letramento das crianças, que vem desde seu início, isto é, desde seu primeiro contato na família com a contação de histórias, músicas , o manuseio dela com livrinhos infantis, suas vivências e assim por diante.
Gostaria de salientar o que nos diz Iole Maria Faviero Trindade "

(...) todos(as) nós somos mais ou menos alfabetizados(as), ou mais ou menos letrados(as), dependendo dos domínios que temos e dos usos que fazemos das tecnologias de que dispomos e que nos são reclamadas em nossos dias."

Esse trabalho é uma prática do meu planejamento na prática da Interdiscilpina de Linguagem e Educação, com alunos de 4ª série do ensino fundamental, na escola naqual atuo com professora.


Referências:

* Reflexão do texto "Consciência Fonológica" : o que é , para que serve e qual sua relação com o aprendizado da leitura e da escrita? (Jornal Letra A - Jun/Jul. 2005). Interdisciplina de Linguagem e Educação .


* Reflexão sobre "Um olhar dos estudos Culturaais sobre artefatos e práticas sociais e escolares de alfabetização e alfabetismos (Trindadde, 2005). Interdiscilpina de Linguagem e Educação.

2 comentários:

Rosária disse...

Oi Marion querida! Parabéns pelo teu BLOG! Ele evidencia toda paixão pela tua profissão e a responsabilidade que tens com a aprendizagem dos teus alunos e alunas! Muito Obrigada pelo incentivo e parceria nesta nossa caminhada no PEAD... Espero que a nossa amizade continue sempre! Foi um prazer conhecê-la e estar participando desta etapa da tua vida! Um forte abraço amiga! Rô

Simone disse...

Olá Marion!
Na tua postagem estabeleces relações entre o material visto na interdisciplina de Linguagem com a tua prática, trazendo fotos que ilustram o teu trabalho.
Aproveito para te parabenizar pela apresentação do portfólio ontem e pela conclusão de mais um semestre no PEAD! Ótimas férias!
Um abraço, Simone - Tutora sede