sábado, novembro 27, 2010

Eixo VIII



"O ESTÁGIO"

"Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeitos éticos." (FREIRE, 1996, p.19)




O estágio é o momento mais aguardado por qualquer estudante, e comigo não foi direferente. Durante esses oito semestres de teorias e reflexões das interdisciplinas do PEAD me serviram de alicerce para este momento.
Acredito que essas reflexões e a observações durante o estágio, fizeram de mim uma professora diferente daquela que iniciou o curso.
E durante o estágio uma das aprendizagens evidente na minha mudança foi "saber ouvir".
Aprendi a ouvir o que meu aluno diz, do que eu propriamente a falar. Quando me refiro a ouvir, é estar atenta ao que meu aluno traz para sala de aula no seu dia a dia, e que na maioria das vezes não ouvimos, por acharmos que não é importante para ser aceito como fonte de estudo.
O conhecimento prévio ou bagagem que o aluno traz adquirida no seu cotidiano, são fontes rica de aprendizagens, e por isso, não podemos simplesmente ignorar. Compreender, significa ser capaz de aplicar o conhecimento já construído a novas situações em sala de aula. E foi ouvindo e analisando "esses questionamentos de meus alunos" que durante a "Prática/ Estágio", captei o INTERESSE DE ESTUDO do GRUPO" e juntos fomos em busca das respostas.
O que tornou o estudo atraente, foi a utilização do ambiente informátizado e do estudo em grupos, juntamente com as ferramentas das TICS, a pesquisa com livros didáticos, mapas, globo e outros no estudo de perguntas.

O grande desfio foi: " Vencer a barreira do ouvir para aprender a fazer ouvindo".

E ao longo das semanas do estágio elas foram fundamentais para minhas reflexões e consequentemente para as minhas mudanças.
Infelizmente, ainda nos dias de hoje visualisamos práticas do saber "Bancário", aquele em que o professor é somente um transmissor de conteúdos.
Sei que ainda tenho muito a acrescentar na minha prática escolar e isso se refere quanto ao Planejamento.
O Planejar me deixou em alguns momentos frustrada. E coloco aqui uma parte da minha reflexão realizada durante o estágio, relatada no Wiki Estágio...

Reflexão Semanal

Deixei a reflexão semanal para após a aula no Pólo, porque tinha algumas dúvidas para discutir com as colegas, Professor Nestor e a Tutora Tanara. Elas foram respondidas conforme discutíamos sobre os recursos e técnicas aplicadas nos nossos planejamentos semanais durante o estágio. Ao longo do curso observei em mim muitas mudanças. Uma delas já é inerente em mim, que é renovação, mudar, fazer diferente. Sempre me considerei uma pessoa aberta a todas as inovações do mundo, principalmente a de receber trocas de vivências e experiências para melhorar a aprendizagem de meus alunos. Fazer um ambiente de questionamentos, de buscas, de estudos e isso o curso tem me proporcionado. Mudei como pessoa e como profissional da educação. Hoje, questiono meu aluno sobre o que ele sabe... O tal “Conhecimento prévio” e, após essa sondagem, eu possa e estimulá-lo a novas descobertas. Que ele busque o conhecimento em livros, jornais, revistas, rádio e ambientes informatizados e traga para sala de aula para ser questionado e compartilhado com o seu colega. Observo que eles adoram trabalhar no ambiente informatizado por ser um lugar diferente em que eles podem viajar no mundo da imaginação, visitando diversos sites, o paint, onde gostam de desenhar e inserir imagens e no Word onde produzem textos e aprendem a escrever melhor com a ajudar da correção de palavras. (Relato da Semana VIII - de 31/05 a 02/06/2010)

Fazer a diferença, é dar opurtunidade para que o educadando coloque o que deseja aprender. E assim, tornar a apredizagem qualitativa, cooperativa e autônoma.
Penso nas palavras de Freire... " enisar exige reflexão crítica sobre a prática." (1996, p.42)


2 comentários:

Grace Milcharek disse...

O momento muito aguardado foi conquistado: “O Estágio”!
As reflexões evidenciam Marion tua mudança no fazer docente, muitas aprendizagens, atualizações, estudos teóricos e tecnológicos fizeram a diferença na tua prática pedagógica.
Parabéns pelo trabalho!

Com carinho,
Grace Maria

MARION disse...

Oi Querida Grace!
Obrigada por TUDO até aqui.Guardarei com carinho todas as tardes que passamos juntas no Polo. Teu carinho, atenção e dedicação em nos ajudar.
Bjus
Marion