sexta-feira, junho 18, 2010

Reflexão Semana 10

O Estágio...
Relembrando as aprendizagens

Primeira Escola do Município





Sala Informatizada (AI)



Hoje terminou o meu período de estágio. Já sinto saudades das trocas de atividades com as colegas do grupo de orientação, da Tutora Tanara sempre sugerindo uma atividade interessante sobre os temas escolhidos, do Professor Nestor que tão gentilmente nos orientou com sua sábia experiência, da Tutora Vanessa e Professora Bea nos auxiliando e incentivando na reflexão do Blog, no Seminário Integrador, e dos meus queridos alunos que me ensinaram a ouvi-los e aprender com eles que podemos mudar sempre.
Quando iniciei este curso não imaginava o quando minha vida mudaria, e mudaria para melhor. Aprendi não somente a ler muito com Piaget, Paulo Freire, Freinet, Saramago, Socrátes e Platão, a conhecer a Escola da Ponte e sonhar com ela, e como posso mudar as minhas práticas como professora e utilizando as Tics, para mudar e levar minha sala de aula novas formas de aprender.
Durante estas semanas ensinei aos meus alunos como o Blog pode contribuir para que eles expressem e descubram o quanto que eles são capazes de colocar o que pensam sobre o mundo em que vivem, de proporcionar uma aprendizagem que os estimulem a conquistar seus sonhos.
Minhas colegas me disseram que mudei muito, também sinto assim. Hoje não tenho medo de explorar os recursos da tecnologia, sei que ela pode contribuir para melhorar os aprendizados, tantos meus, como de meus alunos!
Conheci o mundo daqueles que tem Necessidades Especiais, e como posso incluí-los nas aprendizagens, a mostra que a matemática pode ser prazerosa, a viajar no mundo da imaginação com a contação de histórias significativas, a navegar no mundo da Ciência percorrendo o mundo em instantes pela internet com vídeos e sites, pesquisando no google e na biblioteca virtual e principalmente conhecer as etapas do desenvolvimento da criança com a Psicologia de Piaget.
AH! Como mudei e mudei para fazer a diferença neste mundo!
O caminho até aqui não foi fácil, muitas noite troquei ideias com as colegas no Skapey, muitos email e bate papos no gmail e google Talk e agora não sei mais viver sem eles. É, meu mundo mudou! E como mudou! Eu mudei.
Hoje chegou ao fim uma epata da minha vida e o inicío de outra.

Deixo aqui um pensamento de Paulo Freire, para incluir na minha caminhada e na de outros.







"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina ".


4 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Marion!

Puxa! Sem comentários!!!hehehheeh
Descreves detalhadamente tua caminhada no Pead e com certeza também compartilho desta vivência e sei o quanto mudaste e aproveitaste deste Curso para o melhor.

Valeu pela reflexão! Continuamos nos falando:)
Abraços,
Vanessa

MARION disse...

Oi Querida Vanessa!

É sem dúvida nenhuma a melhor experiência de minha vida e vc contribuiu para que ela se realizasse.
Obrigada pelos ensinamentos.
Bjus com carinho.
Marion.

Beatriz disse...

Que lindo!! Fiquei emocionada. Mais ainda porque tudo que dizes eu sou capaz de ver e confirmar. Minha amiga, mudanças são o melhor que nos pode acontecer!!
Um abração
Bea.

MARION disse...

Oi Prô Querida!

Só posso dizer obigada po tudo!
Bjus Marion