sábado, dezembro 08, 2007

Novo aprendizado









No dia seguinte...

Dia de Informática, mas antes de irmos para a sala do AI, fomos ver um filme, KIRIKU “Uma Lenda Africana, onde relata a vida do povo Africano que é salvo por um menino (KIRIKU), muito corajoso que liberta seu povo da fome e da sede imposta por uma Feiticeira, que também havia sido encantada e que também foi liberta do feitiço”.
Através desta lenda, fizemos uma relação com a nossa música brasileira. Então apresentei o slide Tia Ciata, material selecionado sobre a MPB, conheceram a história de uma grande mulher brasileira “Chiquinha Gonzaga”, que teve a ousadia, na época, de reger uma orquestra e de um negro que cresceu se identificando com a música popular, tocando seu instrumento preferido à flauta e o saxofone, seu nome Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha.
Todos acompanharam o relato através do slide pelo computador e ouvir as músicas compostas por Chiquinha e Pixinguinha.
Após apreciarem as músicas, a turma foi dividida em dois grupos: os que desenharam no Paint e outros fizeram arte na mesa central.

DESENHOS MUSICAIS

Na quarta-feira 28/11, Voltamos a conversar sobre música, exatamente sobre o que eles entendiam sobre harmonia musical, as pulsações, vibrações.
Ouvimos vários tipos de músicas, tais como: Olodum, hip- hop, Pop-rock e outras mais.
Eles acharam muito legais as diferentes batidas nas músicas. Então conversamos sobre harmonia, ritmo e pulsações.

Na quinta-feira 29/11, fomos ao Ginásio Municipal de Alvorada, para assistirmos a 1ª Mostra de Dança, onde podemos ouvir vários estilos musicais e fizemos uma comparação do que é boa música. O que ouvimos, é bom?
Bem, depois de várias colocações sobre o tipo de música que as pessoas em geral estão ouvindo, chegou-se a conclusão de que somos vítimas de músicas de pouca qualidade, isto é que ficamos a mercê de rádios que impõe, ou melhor, não selecionam boas músicas.
Temos músicas de boa qualidade, mas o estilo Funk invadiu as rádios, o Hip-Hop e Pop Rock são as preferidas dos jovens.

Na sexta-feira 30/11, fomos para o pátio realizar a atividade do passo. .

Depois de realizarmos várias formas de marcar o passo... .

Voltamos para a sala e começamos o trabalho de composição de músicas pelos grupos. Cada grupo fará um aranjo musical e comporá uma música no estilo livre.
Na seguda-feira 03/12, retomamos ao trabalho sobre composição musical e optamos pela música de Valente Assis, que é uma composição musical natalina, já que estamos no final de ano letivo e temos na escola o Natal Luz.
Conclusão:

Argumentar sobre a importância de realizar as atividades propostas.

Destaco: “Música é vida”. Todo ser humano ser identifica com algum tipo de música. Ao nascer já produzimos um som harmônico (choro), que nos identifica no mundo. Para a criança na escola, a música vem como um prazer, uma forma de expressar com seu semelhante e se colocar no mundo em que vive.
Acredito que esse trabalho realizado com meus alunos, auxilia-os a ter um olhar mais crítico quando a preferência musical, a entende sobre o que é ritmo, harmonia e pulsações através do passo e a conhecer a história da Música Popular Brasileira.
Gostei muito do envolvimento dos alunos (interesse) e colegas que me auxiliaram na realização deste trabalho (professora Luciane da sala do AI).
Veja trabalho sobre a música na Escola historiadamusiscapopularbrasileira-marioncastro.rtf

Nenhum comentário: