quinta-feira, dezembro 13, 2007

Contribuição Pedagógica

Trabalho sobre a entrevista da Professora Tânia Fortuna.




Palavras da Nossa Querida Professora..





Brincar é coisa séria. Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com este mundo. Brincando, a criança aprende. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil. Para auxiliar no trabalho do professor, relacionamos a seguir artigos e entrevistas sobre o tema, além de uma série de sites que apresentam um precioso inventário de jogos e brincadeiras tradicionais do Brasil.

Brincar na escolaTânia Ramos Fortuna defende o lúdico como parceiro do professor , transformado em instrumento pedagógico que favorece a formação da criança .http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=270





Através da atividade proposta na interdisciplina de ludicidade, uma entrevita na TVCOM com Tânia R. Furtuna, podemos ter uma visão maior sobre as atividades lúdicas na escola.


A partir desta entrevista, pude confirmar meus pensamentos sobre a atividade lúdica na escola. Trabalhei alguns anos na pré-escola e hoje analiso as mudanças feitas na nova lei, onde inclui alunos de 6 anos sendo alfabetizados. Acredito em mudanças mas temos que tomar muito cuidado, a criança aos seis anos de idade necessita de muitos jogos lúdicos para se desenvolver e não podemos queimar etapas importantes para o amadurecimento lógico de uma criança, tudo tem sua hora e o importante é a concretização da leitura e escrita ortográfica acontecer no momento certo.


Por isso acho necessário oferecer atividades lúdicas porque além de ser prazeroso para a criança é educativo.

Gostei muito deste site sobre Emília Ferreiro


http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.santainesrs.com.br/projetos/projetosalunos/tamara_2007/crianca0001.jpg&imgrefurl=http://www.santainesrs.com.br/projetos/projetosalunos/tamara_2007/tamara_2007.htm&h=165&w=220&sz=13&hl=pt-BR&start=22&tbnid=IJvmkapnG9l2tM:&tbnh=80&tbnw=107&prev=/images%3Fq%3Dcrian%25C3%25A7as%2Bbrincando%2Bgifs%26start%3D20%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

Nenhum comentário: