terça-feira, dezembro 05, 2006


Universidade Federal Do Rio Grande do Sul
Escola,Cultura e Sociedade.
Professora: Vera Corazza
Nome do Aluno: Marion Lopes dos Santos Castro

Ecs6

Minha vida no contexto escolar tem exigido muitas reflexões.Entre elas o repensar de minhas práticas . Ler Weber e analisar o meu dia a dia fez-me pensar nos tipos de dominações que nós professores utilizamos com nosso alunos .Esse conquistar para conseguirmos que eles correspondam aos nossos objetivos, é um tipo de dominação carismática , a conquista pelo afeto. Também nós torna dominadores.
Outro tipo de dominação é aquela em que os pais estão perdendo o controle dos limites , em virtude desta perda, os filhos dominam seus pais com chantagens para conseguirem o que desejam.Muitos pais deixam-se levar por ser mais comodo , deixando assim para que o professor conduza essa situação, que é de responsabilidade familiar.
Acho que essa conquista pelo lado afetivo do professor em relação ao aluno é válida.E sinto-me preocupada com essa troca de relações em que os pais deixaram um pouco de lado a sua partipação no contexto escolar para se preocuparem com o lado material.

Nenhum comentário: