domingo, setembro 05, 2010

Análise do Blog / eixo I, II e III

Análise do Blog

Registro realizados nos Semestres e Eixos I


* Interdisciplinas: Escola Cultura e Sociedade /
Professora - Vera Corazza












Como uma borboleta que saiu de seu casulo, retornei a minha fase de larva. Um retorno ao início de minhas aprendizagens! Que lindo! Que nostálgico!
Qual não foi minha surpresa ao ler tal comentário:

* Quinta-feira, Setembro 14, 2006

" Colegas, acho que finalmente hoje vi uma luz lá no fundo da minha caminhada para chegar no meu blogger. Foi muito difícil. Me senti com os meus alunos na primeira série tentando descobrir com é essa tal de unir letrinhas para ler . Parece que tirei um caminhão de arreia das minhas costas. Espero encontrá -las logo para trocarmos mais de perto novidades."
Bj. Mar

É, quase não lembrava mais do quanto foi difícil realizar a minha primeira postagem, mesmo que sendo um comentário.
Acredito que naquela epata do curso me sentia como uma criança que iniciava na alfabetização! Era exatamente assim que me sentia, uma criança descobrido o novo brinquedo. Entender como era "Fazer uma rede de Comunicação Tecnológica era um grande desafio!"
E vagando pelos meus registro do I semestre, encontrei uma postagem interessante. Quase não acreditei no que li . Era exatamente o ponto primordial da minha prática no Estágio.
E dizia assim ...


Blogs Educativo yahoo Educação .


[...] Gostei deste blog yahoo Educação , nota-se a preocupação com os adolecentes que estão ávidos por trocas de experiências através de publicações de seus diários. Busca formar uma comunidade de aprendizagem colaborativa , disponibilizando por meio deste blog um conjunto de informações, notas, dicas e sugestões de atividades para serem desenvolvidas por professores e seus alunos em sala de aulas (tira dúvidas ) Ex.: O que é blog? etc...

"Ninguém aprende sozinho. Tampouco ninguém ensina ninguém .Os homens aprendem em comunhão, mediatizados pelo mundo " Paulo Freire.


Endereço :http://br.buscaeducação.yahoo.com/mt/archives/2005/07/use_-blog_como.html

Esta postagem feita no meu Blog em 26/10/2006 - na Semana 2 da Interdisciplina de Educação e Tecnologia da Ciência e Informação


Gostei também de relembrar as palavras de Karl Max ...
[...]"
O pensamento de cada indivíduo não pode ser absoluto, mas sim mutável e formado por um conjunto de idéias, leituras e vivências. Assim o pensamento torna-se global e não somente individual.Ele abrange as circunstâncias variadas e pode-se tornar passageiro ou contínuo. Os limites dos pensamentos não podem e não devem limitar-se aos limites materiais, o pensamento deve servir como uma porta que se abre para o mundo externo, onde cada ser busque o que lhe falta, ou encontre novas formas de pensar quebrando a sua rotina."

Nossa mente deve estar aberta para tudo, para novos desafio, enfim, para a mudança do ser através do conhecimento adquirido de suas experiências.
Acredito que é assim que podemos como professor darmos assas aos nossos alunos para que tenham a ousadia de voar rumo ao desconhecido e realizarem suas aprendizagens.

Estou amando rever e analisar essa caminhada.



4 comentários:

Grace Milcharek disse...

Oi Marion!
É mesmo gratificante rever e analisar a caminhada no PEAD e sentir-se, como você descreve, ‘uma criança descobrindo o novo brinquedo’. Perceber que o desafio da aprendizagem nos remete a nossa prática pedagógica, fazendo ousar junto ao educando.
Tenho uma enorme satisfação de estar contigo nesta caminhada.
Com carinho,
Grace Maria

MARION disse...

Oi Querida Grace!

É mesmo, só nós (nosso grupo de trabalho no Polo) sabemos o quanto crescemos e crescemos juntas.
As postagens que realizava nom inicio era tão pequenas porque não tinhamos a noção da tecnologia que tinhamos em nossas mãos.
Vamos lá amiga querida! Agradeço a vc , a Ro e as minhas colegas e mestres (as) que não desistiram de nós!
Bjus

Rosária disse...

Querida Marion

Você é muito especial! Parabéns por esta conquista, fomos companheiras neste curso e espero que sejamos amigas sempre! A tua reflexão traduz nossa caminhada no PEAD/UFRGS e as barreiras que superamos juntas.
Abs,
Rosária

Beatriz disse...

Marion, de fato estavas e estás te alfabetizando. Eu tb continuo me alfabetizando porque qdo penso que sei já há uma nova leva de coisas que ainda não sei nem domino. Mas, percebes como o processo de aprendizagem começa a se tornar mais rápido? gente tem mais pontinhas para ligar e ter chance de descobrir as respostas!! Um abração
Bea