* Digitando no Bolg trabalho de PA;
* O uso do Data Show;
*Trabalhos dos alunos e Registro pelo uso do Paint e da Câmara Digital.
O aprendizado do uso das Tics durante o Curso de Pedagogia foram fundamentais para o meu estágio e o uso delas nas aprendizagens dos meus alunos. O entedimento delas me auxiliaram a trabalhar com tranquilidade na Informática.
Temos durante a semana uma hora na sala do AI (ambiente Informatizado) e observo o quanto as aprendizagens neste ambiente são informativas, reflexivas e construtivas.
Esta semana em sala de aula realizamos um relatório sobre as observações que eles haviam feito através de pesquisas anteriores em sites, livros da biblioteca da escola até e a produção de texto de autoria dos grupos sobre a pesquisa de PA ( Projeto de Aprendizagem), e aproveitando o nosso dia da sala do AI, Davi se prontificou a redigir o texto no Blog da turma, enquanto eles realizavam pesquisas nos sites sobre a Copa do Mundo e jogos pedagógicos. Parei para observar o rosto de alegria, interesse e prazer de estarem ali, mexendo, investigando e descobrindo a cada semana uma nova maneira de explorar o mundo!
Penso nas palavras de Paulo Freire (1968) "... a tecnologia é como uma das grandes expressões da criatividade humana, e como expressão natural do processo criador em que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo."
E acredito que se soubermos aproveitar o lado bom que o uso das Tics trás para a educação, conseguiremos atingir nossos objetivos na educação, que são :
- Que a tecnologia é um objeto de aprendizagem;
- Que o aluno aprenda usando as tecnologias como ferramenta de apoio no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas);
- E o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
Um comentário:
Olá Marion!
Seria importante evidenciar o porquê que a utilização das tecnologias são prazeirosas para os alunos (o que difere; o que facilita...) e como ocorre tua ação nestes momentos com os alunos.
grande abraço,
Vanessa
Postar um comentário