A Escola Nova
Um breve relato: Na virada do século XIX para o século XX, surgiu um novo movimento educacional chamado Escola Nova e suas implicações para a educação.
Unindo vários educadores da Europa e da América do Norte e, aos poucos foi se extendendo para outros países e Continentes.
Essa nova visão sobre educação também movimentou o grupo de educadores contemporâneos, pelas diferenças pedagógicas, entre elas cito:
- A crítica à escola tradicional / aos conteúdos preestabelecidos, hierarquizados e dissociados da realidade dos alunos e aos seus métodos de ensino ultrapassados;
- A construção de uma concepção de criança e de aprendizagem distinta da tradicional;
- A crítica escolar que era feito para a escola e não para a aprendizagem e formação da criança;
- A organização de experiências pedagógicas alternativas;
- A luta pela inserção nos sistemas educacionais destas novas práticas;
- A elaboração de materiais de ensino concretoas e diversificados;
- As sugestões para a reorganização de espaços da sala de aula e dos tempos de trabalho escolar;
- A proposição de novas formas de organização do ensino;
- A profissionalização da tarefa educativa com o organização dos educadores em sindicatos e associações docentes;
- A crítica a uma escola que tinha as lições como centro da rotina escolar;
- A utilização do método científico na escola(observação, hipóteses, verificação, conclusões ou lei geral).
Esses eram os pontos fundamentais do pensamento da Escola Nova e, tinham como seus grandes pensadores fundadores: Ovide Decroly, Maria Montessori, Jonh Dewey, Célestin Freinet e outros.
Um das principais críticas referia-se a educador, da sua forma de organizar o trabalho pedagógico. Precupados com essa necessidade de mudar as práticas pedagógicas, os escolanovistas procuraram criar formas de organizarção do ensino que tivesse as seguintes características:
- a globalização,
- o interesse imediato do aluno,
- a participação dos alunos e da comunidade,
- uma reorganização da didática
- e do espaço da sala de aula.
HOJE:
- Com a valorização da formação do Professor abrem-se os caminhos para que essas práticas estejam presentes na vida da Comunidade Escolar. Essas novas experiências vai de encontro a vários caminhos como:
- as unidades didáticas,
- os centros de interesse
- e os projetos.
Os Centros de interesse, são um processo de ensino que consiste em agrupar à volta dum mesmo assunto que interessa à criança, um conjunto de noções a aprender, de mecanismos a montar e de hábitos a adquirir, condição do perfeito desenvolvimento do ser no meio em que vive e ao qual se adapta.
Por isso a importância de trabalharmos com as vivências de cada realidade escolar, fazendo com que assim, nosso aluno realmente tenha uma aprendizagem motivada pelo interesse do mundo no qual faz parte.
*Pesquisa do texto- Didática, Planejamento e Avaliação _ Enfoque Temático 3.
Professor: nestor André Kaercher.
Tutoras: Tanara Forte Furtado e Ketia Keller.
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