No texto de Carlos Roberto Jamil Cury, relator Conselheiro, sobre as Diretrizes e bases da Educação para Jovens e Adultos (EJA), nos faz as seguintes colocações, entre muitas:
Os alunos da EJA são diferentes dos alunos presentes nos anos adequados à faixa etária. São jovens e adultos, muitos deles trabalhadores, maduros, com larga experiência profissional ou com expectativa de (re)inserção no mercado de trabalho e com um olhar diferenciado sobre as coisas da existência, que não tiveram diante de si uma escola ou a evasão da mesma que os dirigiu para um retorno nem sempre tardio à busca do direito ao saber. E existem aqueles, que mesmo tendo condições financeiras, não lograram sucesso nos estudos, em geral por razões de caráter sócio-cultural.
*No art. 4º II da LDB, coloca como dever do Estado para a educação pública de qualidade a garantia da progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.Como nos coloca a Professora Magda Soares (1998):
Portanto as relações de Educação e trabalho com alunos da EJA devem ser observados obedecendo aos conceitos de :
*Reparação - Não só por um direito negado por muito tempo, mas, por um direito de igualdade a qualquer ser humano;
*Equalização - - uma interrupção forçada pela repetência ou evasão;
* E de Qualidade -Que visa uma capacitação para o trabalho de significação das experiências sócios-culturais trazidas por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário