Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais
Escola , Cultura e Sociedade.
Nome do Aluno: Marion Lopes dos Santos Castro.
Pólo: Alvorada
ECS 7
Professora: Vera Corazza.
Marx e Engels
Marx nasceu em Trier em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de março de 1883.Estudou na Universidade de Berlim , principalmente a Filosofia hegeliana , e formou-se em Iena, em 1841, com a tese sobre as diferenças da Filosofia .Trabalhou como Chefe no Jornal Renano em Colônia .
Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels , começando ai uma amizade íntima durante a vida toda.
Friedrich Engels nasceu em Barmen, na Alemanha, no dia 28 de novembro de 1820, no seio de uma família protestante. Filho mais velho de rico industrial ,foi o principal colaborador de Karl Marx, na elaboração das teorias do materialismo dialético e do materialismo histórico.
Em 1842, mantém os primeiros contatos com Karl Marx em Colônia.Tornaram-se amigos quando ambos participavam das tarefas dos militantes, onde os levou a criar laços mais profundos com a organizações de rabalhadores de Paris e Bruxelas.
Participavam de organizações candestinas de operários exilados. Ao mesmo tempo emque na França estourava a revolução , em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicavam o folheto "O Manifesto Comunista", primeiro esboçoda teoria revolucionária , que mais tarde seria chamada Marxista.
Em 1867, Marx publicou o primeiro volume das sua obra principal, O Capital.É o esboço de um socialismo humanista,onde se preocupavam principalmente com a alienação do homem , sobre a compatibilidade ou não deste humanismo com o marxismo posterior, a discurssão não está encerrada.
Entre os primeiros trabalhos Marx , foi considerado o mais importante o artigo sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, em 1844, deixando-os inacabados.
Marx e Engels escreveram juntos em 1845 "A Sagrada Família",contra o hegeliano Bruno Bauer e seus irmãos (anarquistas). Também foi obra em comum " A Ideologia Alemã"(1845-46), é a exposição da filosofia Marxista. Marx escreveu sozinho "A Miséria da Filosofia"(1847), a polêmica veemente contra o anarquismo francês Proudhon. A última em comum foi "Manifesto Comunista ", um breve resumo do materialismo histórico e apelo à revolução9(1847).
Acredito ser importante destacar , que Marx considerava hitóricamente como contradição de classes vinculada a certo tipo de organização social . Apresentava uma filosofia revolucionária que procurava demonstrar as contradições internas da sociedade de de classes e as exigências de superação.
Já Hegel considerava ontologicamente a contradição e a superação ,uma filosofia que procurava demonstrar a perfeição do que exitia (estrutura vigente).
O materialismo dialético é uma constante no pensamento do marxismo-leninismo , pretende dar a expliação da história das sociedades humanas, através dos fatos materiais ,essencialmente econômicos e técnicos.Logo todas as teorias de Marx estão fundamentadas naquilo que é o homem, ou seja ,o que é a sua existência" O homem é condenado a ser livre".
A teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico. Haveria , segundo sua concepção, uma permanente dialética das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a luta de classes.
Biografia:Pesquisa feita na Biblioteca Marxista .E Contato Revista Sindical Movimentos Brasil Internacional.
Um comentário:
Parabéns! Concluístes mais uma atividade que estava faltando. Com toda esta energia vamos chegar no final do semestre com tudo em dia! Um grande abraço, Ver@
Postar um comentário