sexta-feira, maio 29, 2009
Passeio De Estudos com Alunos.
A apresentação era sobre" O Planeta Azul". Os alunos puderam visualizar todas teorias sobre o inicío do Universo, o Sistema Solar. Onde conheceram:Os Astros, Os Planetas , Cometas , o Satélite da Terra , a poeira cósmica, os acontecimentos da origem do Planeta Terra (Big Beng), os Dinossauros e sua extinção, como são formados os Planetas do nosso Sitema solar e a importância do Sol.
quinta-feira, maio 28, 2009
Salão "EAD"
Na tarde de quinta-feira, 28/05/2009, nosso grupo de PA de Psicologia, sobre a orientação da Professora Luciane Magalhães Corte Real e da Tutora Maura Marques de Souza Nunes, participou do 5º Salão EAD na UFGRS .
Sobre o Tema " Inclusão Digital na Vida Adulta" apresentamos nossa pesquisa com o coração pulsando forte e embaladas pelos olhos que irradiavam alegria, incentivo e emoção das nossas queridas Tutoras do nosso Pólo de Alvorada, Rosaura e Vanessa e do Pólo UFGRS , a Tutora Simone Ramminger.
Sobre o olhar de atenção e expectativa dos participantes, expomos nossa pesquisa, relantando como para nós, professoras, iniciamos nossa aprendizagem na Inclusão Digital. Relembramos nosso início, onde a maioria não dispunha de um computador e muito menos conhecimentos das TICs. Em muitos momentos quase desistimos, mas nessas horas, sempre encontravamos uma professora, tutora ou colegas para nos motivar e auxiliar em nossas dificuldades com a tecnologia.
Hoje, não sabemos mais nos desconectar destas ferramentas: Blog, Skype, e-mail, sala de bate papo, o rooda -onde postamos nossos trabalhos e reflexões, o Forum - onde argumentamos nossa comprovações e o Wiki - outra página de construções de PAs.
Aprendemos a pensar em conjunto, a respeitar e auxiliar nossos colegas, a trabalhar em grupo, a realizar trocas e comprovar nossos aprendizados junto aos nossos alunos e a construímos muitos conhecimentos e amizades.
Dizer que o EAD (Ensino a Distância) é um curso frio e solitário, é a mais pura inverdade!
" Mais do que TUDO, ele é TROCAS, CONTRUÇÕES e APRENDIZADO".
terça-feira, maio 26, 2009
AUCHIWITZ
" AUCHIWITZ " O HORROR DA GUERRA "
No vídeo acima podemos ver uma pequena parte do que foi o horror de Auschwitz.
Lembranças registradas na memória de um Mundo doente pela falta de amor. Sabemos que isso não poderá ocorrer novamente, mas também sabemos que ainda exitem pessoas que incentivam a prática do desamor. Cultivando os preconceitos da diversidade étnica, das diferenças de classes sociais, da violência e agressão as crenças reliogiosas, enfim a muitas outras práticas abomináveis.
E nós professores temos tudo ao nosso favor para orientarmos nossas crianças e jovens, lembrando sempre os saberes de Paulo Freire, que nos faz refletir como formadores de um mundo em conflito moral.
" Como prática estritamente humana jamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura reacionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse o rigor em gera a necessária disciplina intelectual" (pedagogia da Autonomia, p. 164, 165).
quarta-feira, maio 20, 2009
Que barulho!

O barulho !!!
Nosso trabalho de PA questiona o BARULHO na Escola.
O barulho que permeia nosso dia a dia, principalmente aquele que nos acompanha em nosso trabalho na escola. Como ele afeta nossa vida, nos causa tantos danos a saúde.
E as crianças, até que ponto se sentem afetados por tantos ruídos?
Será que gritam e nem percebem porque o fazem?
Ou é próprio desta nova geração gritar?E nós também gritamos?
E nós professores, como temos lidado com tantos barulhos?
Exitem muitas pesquisas, entre elas, esta que coloco para nos questionarmos.
Pesquisa sobre o Barulho nas Escolas.
Os questionamentos são muitos, vejamos este aparelho que mede os sons da campainha nas escolas.
A maior fonte de poluição sonora de origem mecânica .
E você já se perguntou:
Que barulhos eu faço no meu dia a dia ? O quando eu contribuo para a poluição sonora no Planeta?
Aguardem enquete do Grupo " O BAULHO NA ESCOLA".
terça-feira, maio 19, 2009
Aula de Psicologia Método Clínico de Piaget
" Método Clínico de Piaget"
Na aula presencial de quarta-feira 13/05/, realizamos mais explicações e observações da aplicação do Método Clínico de Piaget, uma aula muito importante para o entendimento e esclarecimento de dúvidas sobre o método. Durante a atividade de aplicação do Método Clínico de Piaget, ficou claro que a observação e a exploração de direcionadas perguntas , é fundamental para podermos identificar em qual estádio a criança se encontra no seu desenvolvimento cognitivo.
As características do método clínico
O Método Clínico não está resumido em conversas com as crianças. Considerando que é um método para investigar como elas pensam, percebem e agem, embora seja usado a entrevista verbal, a essência do método não está na entrevista, mas sim “No tipo de atividade do experimentador e de interação com o sujeito” (Del val, 2002, p. 67).
A riqueza de situações que podem ser incluídas nas entrevistas, faz deste método um instrumento de avaliação dinâmico, interessante, revelador, criativo e reflexivo tanto para o entrevistador, como para o entrevistado. As situações apresentadas caracterizam-se por entrevistas livres, sem uso de material, ou explicação sobre uma situação com transformações de materiais e ainda o método não verbal, com ações sobre a realidade, sem uso da linguagem.
Delval (2002, p. 70) esclarece que Piaget com o método clínico, parte do pressuposto de que: “Os sujeitos tem uma estrutura de pensamento coerente, constroem representações da realidade à sua volta e revelam isto nas respostas às entrevistas ou em suas ações se for esta a proposta do método no momento”.
Um aspecto que deve ser ressaltado como intrigante e motivador na aplicação do método clínico, é que o entrevistador tem diante de si um sujeito único, que tem uma coerência interna, com toda a singularidade e especificidades da condição humana. Porém, apesar disto, o método clínico vai procurar o que há de universal neste sujeito epistêmico. As características gerais das explicações, a maneira como o indivíduo resolve os problemas apresentados, como chega às suas explicações, perceber se busca coerência, se percebe as contradições, e também, de forma mais peculiar, o que há de criatividade nas suas respostas, mas, ainda assim, sem afastar-se do sujeito epistêmico.
A criança que apresentar uma defasagem na sua aprendizagem em relação ao seu grupo pretenso de iguais precisará ser compreendida no seu processo de pensamento. Aplicar com ela o Método Cínico Psicogenético possibilitará investigar o seu nível operatório, para que sejam ajustadas as propostas de ensino às suas condições reais de aprendizagem, sem, contudo, perpetuar estas condições, pois a intenção é provocar a reflexão conduzindo à abstração reflexiva.
Assim, instigar a criança e provocar os necessários desequilíbrios, lhe possibilitará a reflexão sobre novas formas de pensar a realidade e, em decorrência, a possibilidade de avançar seu nível operatório ou de abstração.
* Trecho acima extraído de Pesquisa do Google, conforme site abaixo.
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/edinf02.htm
quarta-feira, maio 13, 2009
Abolição da Escravatura?

Conhecendo um pouco da História do Negro .
E hoje como é a vida do Negro no Brasil? Quais são suas condições de Justiça Social ?
Sabemos que algumas coisas mudaram desde a "Lei Áurea" e o negro continua lutando por condições melhores e mais dignas.
Veja o vídeo sobre a Educação nas Escolas.
domingo, maio 10, 2009
Festa na Escola- Chá para as Mães.
Ontem , 09/05/ realizamos na "Nossa Escola Vilagran", o Chá das Rosas. Muitas apresentações em homenagem as mães, mulheres que lutam para fazerem a diferença.
Um poema para você "MAMÃE"
Mãe carinhosa e dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe de todos nós,
Mãe das mãesMãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe
Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos
Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobreMãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreadosMãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afagaMãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa.MÃE, simplesmente MÃE! desconhecido
* Pesquisa Google
sábado, maio 02, 2009
A Moral e a Ética
"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida." (Sócrates)
"A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta." Beisel Pascoal