terça-feira, dezembro 07, 2010

O Blog e Portifólio




Escrever como foram estes quatro anos de convívio com o Blog é muito triste e ao mesmo tempo inesquesível!
Triste porque acaba uma fase de minha vida que foi de reflexões, descobertas e sobre tudo de aprendizados. Não que eu vá deixar de escrever nele, mas não terei mais minhas colegas, tutoras e mestres para fazer meus dias alegres e desafiantes.
E inesquecível porque com ele vivi momentos de grandes desafios e descobertas. Descobertas que me fizeram crescer como pessoa, aluna e professora.
Em minha mente estão registrados cada dia e noite, sábados, domingos e feriados, enfim, não tinha hora e nem dia para escrever.
A primeira vez que ouvi falar em Blog pensei: O que é isso? De onde vem?
Em nossa primeira aula presencial, a professora Bea decretou! " Meninas, vamos abrir um Blog!"
- Meu Deus! como se faz isso?- pensei baixinho. Mas eu tinha um anjo da guarda - "Rosaura", que cochichou, eu te ajudo.
As primeiras postagens foram um horror! Mas com o passar do tempo e com a aquisição de um computador, mexer e buscar informações foram facilitando minhas práticas tecnológicas e postagens no blog.
Relatar minhas descobertas e reflexões e registrá-las de maneiras variadas, através de slides show, confecções de vídeos, o registro de cada passeio, evento, aprendizado meu e de meus alunos pela câmera digital, trabalhos no paint e pesquisas na internet, o contato com os professores atravé dele BLOG em busca do conhecimento teórico aplicado as práticas de cada interdisciplina, foram importantes para meu amadurecimento quanto estudante.
Vou guardar em minha mente e "nele" todos esses momentos.
E falando em registro, não tem como negar o grande desafio que foram os relatos do Portfólio de aprendizagens.
O portfólio a cada fim de semestre trazia reflexões de nossas aprendizagens e desafios!
A cada apresentação ao grupo e professores, nos tornavamos fortes e certas do caminho que estavamos trilhando em busca de subsídios para melhorar a aprendizagem de nossos alunos.
O Portfólio não foi só um relato dos conhecimentos teóricos e práticos, foi muito mais, foi analisar e repensar no significado do nosso papel de professores do Agora e do Futuro.
Os recursos para cada apresentação destes relatos, comprovam que estamos aí para propormos novos desafios e ultrapassarmos nossas próprias barreiras em busca da realização profissional e pessoal.
Chegamos até aqui, fortes e com o sentimento de vitória, cheias de expectativas na continuação daquilo que nos propomos com alunas, de nunca desistirmos de nossos sonhos.
Sim, somos todos(as) vencedores(as) porque superamos os nossos limites!

Que bom foi fazer parte do PEAD!
Aos meus queridos Mestres, Tutoras e Colegas que estão aí no mundo para fazer a diferença!