sábado, setembro 18, 2010

Eixo II



Refletindo Eixo II


Como um pássaro que ruma a liberdade.


Neste II semestre recordo que ainda não possuía um computador em minha casa, e as postagens dependiam do Polo, no inicío na Escola Justo. Lembro com saudades das colegas e Tutoras que ali se reuniam todas as tardes para realizar os trabalhos solicitados pelas interdisciplinas. A internet era lenta e ficamos horas e horas a fio tentando nos conectar com nosso sistema no rooda. Sem falar que pouco ou quase nada sabiamos das postagens no rooda das interdisciplinas dos eixos, no início postavamos tudo no Webfólio Geral no rooda.
Sem falar que andavamos encantadas com tantos recursos, que nossos Blogs eram poluídos visualmente. AH! A Tecnologia havia nos possuído!
Mas nem tudo eram Flores, tinhamos muitas leituras, entre elas encontrei um relato de uma prática com entre nós alunos e professores, o da leitura, as múltiplas formas de leitura.
Neste meu relato falo da falta de concentração e até de interpretação e diz assim:

Dia: 08/01/2007 (segunda-feira)

"Ao ler e participar da atidade 10, Wikistórias, achei um pouco compliacada, não
havia feito a leitura da atividade com atenção. Então entendi o que geralmente nós cobramos de nossos alunos , a leitura. Estamos sempre correndo sem nos darmos tempo para realmente ler com atenção, queremos realizar logo, para fazermos mais e mais ... Esse é um dos problemas que enfrantamos em nosso dia a dia, a falta de paciência, queremos tudo para logo, para ontem .Então, voltei a pensar no que Paulo Freire nos tem feito refletir "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou contrução".(Pedagogia da autonomia, página 24 e 25). Durante este semestre voltei a ler e a refletir minhas práticas, a repensar mais em como poderia melhorar com os conhecimentos adquiridos em benefício de meus alunos. É de vital importância, que o educando tenha a curiosidade e que seje estimulado a se arriscar, a se aventurar neste mundo dos saberes.

Esta semana lendo a revista Nova Escola de setembro/2010, uma entrevista com Beatriz Aisenberg, pesquisadora argentina, afirma que, para formar leitores autônomos," cabe aos professores ouvir o que os alunos entenderam sobre os textos".

É exatamente este o ponto que nós professores nas diferentes disciplinas enfrentamos em nossa prática diária, a intrepretação de leituras, os estudantes sentem essa carência de interpretar textos de matemática, geografia e outras disciplinas, e alerta para as formas que nós podemos conduzir a leitura, para que haja uma interpretação real do fato, e dá dicas para que nós possamos trabalhar a leitura e interpretação.

Veja site: setembro2010 www.ne.org.br

Uma das interdisciplina que muito contribuiu para o aprofundamento do conhecimento do Pensamento Humano foi a Psicologia I, ministrada pela Professora Luciane Corte Real, que proporcionou uma grande reflexão interior ao trazer para o Polo o Filme: "Além da Alma". Pude através deste filme pensar e ver melhor o sentido da Psicanálise. Avaliar o trabalho e a dedicação dos Grandes Mestres da "Alma" e da "Mente".

Sigmund Freud - "O Pai da Psicanálise."

Recordo que percorrer a trilha foi um grande desafio, porque além de enfrentarmos as dificuldades de descobrir as pedras (reflexões sobre minha experiência com professora) a própria trilha já era recheada de desafios tecnológicos.

Trabalhamos também no Seminário Integrador a tabulação de entrevistas. Adorei pesquisar com as crianças os tipos de jogos e brincadeiras que elas gostam, sem falar que também conheci um pouco mais a família de meus alunos, dos brinquedos favoritos e jogos o que tinham na época de crianças de seus pais. Tabalhamos no Excel com gráficos, foi uma atividade que exigui muito de nós, já que anida engatinhavamos nas práticas da Tecnologia. Mas valeu para crescermos e aprendermos a superar nossos limites.
Nesta etapa do curso começamos a trabalbalhar no Wiki, hoje PBwork, nesta nova página começamos a fazer a identificação de Nossa Escola, comunidade trabalhando no Wiki pédia, O caminho de nossa casa para a Escola e a abertura de páginas no Wiki e contrução de Side bar - linKs.
Acredito que neste semestre superamos vários desafios de superação, e isto se deu devido ao apoio de todo o grupo do Pead / nossas Tutoras do Polo, da Sede da Universidade e da dedicação de nossos Mestres (as) das Interdisciplinas, que não pouparam puxões de orelha quando necessário, e elogios, quando merecidos, além do apoio frente as dificuldades enfrentadas.

domingo, setembro 05, 2010

Análise do Blog / eixo I, II e III

Análise do Blog

Registro realizados nos Semestres e Eixos I


* Interdisciplinas: Escola Cultura e Sociedade /
Professora - Vera Corazza












Como uma borboleta que saiu de seu casulo, retornei a minha fase de larva. Um retorno ao início de minhas aprendizagens! Que lindo! Que nostálgico!
Qual não foi minha surpresa ao ler tal comentário:

* Quinta-feira, Setembro 14, 2006

" Colegas, acho que finalmente hoje vi uma luz lá no fundo da minha caminhada para chegar no meu blogger. Foi muito difícil. Me senti com os meus alunos na primeira série tentando descobrir com é essa tal de unir letrinhas para ler . Parece que tirei um caminhão de arreia das minhas costas. Espero encontrá -las logo para trocarmos mais de perto novidades."
Bj. Mar

É, quase não lembrava mais do quanto foi difícil realizar a minha primeira postagem, mesmo que sendo um comentário.
Acredito que naquela epata do curso me sentia como uma criança que iniciava na alfabetização! Era exatamente assim que me sentia, uma criança descobrido o novo brinquedo. Entender como era "Fazer uma rede de Comunicação Tecnológica era um grande desafio!"
E vagando pelos meus registro do I semestre, encontrei uma postagem interessante. Quase não acreditei no que li . Era exatamente o ponto primordial da minha prática no Estágio.
E dizia assim ...


Blogs Educativo yahoo Educação .


[...] Gostei deste blog yahoo Educação , nota-se a preocupação com os adolecentes que estão ávidos por trocas de experiências através de publicações de seus diários. Busca formar uma comunidade de aprendizagem colaborativa , disponibilizando por meio deste blog um conjunto de informações, notas, dicas e sugestões de atividades para serem desenvolvidas por professores e seus alunos em sala de aulas (tira dúvidas ) Ex.: O que é blog? etc...

"Ninguém aprende sozinho. Tampouco ninguém ensina ninguém .Os homens aprendem em comunhão, mediatizados pelo mundo " Paulo Freire.


Endereço :http://br.buscaeducação.yahoo.com/mt/archives/2005/07/use_-blog_como.html

Esta postagem feita no meu Blog em 26/10/2006 - na Semana 2 da Interdisciplina de Educação e Tecnologia da Ciência e Informação


Gostei também de relembrar as palavras de Karl Max ...
[...]"
O pensamento de cada indivíduo não pode ser absoluto, mas sim mutável e formado por um conjunto de idéias, leituras e vivências. Assim o pensamento torna-se global e não somente individual.Ele abrange as circunstâncias variadas e pode-se tornar passageiro ou contínuo. Os limites dos pensamentos não podem e não devem limitar-se aos limites materiais, o pensamento deve servir como uma porta que se abre para o mundo externo, onde cada ser busque o que lhe falta, ou encontre novas formas de pensar quebrando a sua rotina."

Nossa mente deve estar aberta para tudo, para novos desafio, enfim, para a mudança do ser através do conhecimento adquirido de suas experiências.
Acredito que é assim que podemos como professor darmos assas aos nossos alunos para que tenham a ousadia de voar rumo ao desconhecido e realizarem suas aprendizagens.

Estou amando rever e analisar essa caminhada.