domingo, junho 20, 2010

A Maior Flor do Mundo | José Saramago

Lembrando o Grande Poeta da Literatura Portuguesa







Que hoje não está mais conosco.
Muitas saudades!

sexta-feira, junho 18, 2010

Reflexão Semana 10

O Estágio...
Relembrando as aprendizagens

Primeira Escola do Município





Sala Informatizada (AI)



Hoje terminou o meu período de estágio. Já sinto saudades das trocas de atividades com as colegas do grupo de orientação, da Tutora Tanara sempre sugerindo uma atividade interessante sobre os temas escolhidos, do Professor Nestor que tão gentilmente nos orientou com sua sábia experiência, da Tutora Vanessa e Professora Bea nos auxiliando e incentivando na reflexão do Blog, no Seminário Integrador, e dos meus queridos alunos que me ensinaram a ouvi-los e aprender com eles que podemos mudar sempre.
Quando iniciei este curso não imaginava o quando minha vida mudaria, e mudaria para melhor. Aprendi não somente a ler muito com Piaget, Paulo Freire, Freinet, Saramago, Socrátes e Platão, a conhecer a Escola da Ponte e sonhar com ela, e como posso mudar as minhas práticas como professora e utilizando as Tics, para mudar e levar minha sala de aula novas formas de aprender.
Durante estas semanas ensinei aos meus alunos como o Blog pode contribuir para que eles expressem e descubram o quanto que eles são capazes de colocar o que pensam sobre o mundo em que vivem, de proporcionar uma aprendizagem que os estimulem a conquistar seus sonhos.
Minhas colegas me disseram que mudei muito, também sinto assim. Hoje não tenho medo de explorar os recursos da tecnologia, sei que ela pode contribuir para melhorar os aprendizados, tantos meus, como de meus alunos!
Conheci o mundo daqueles que tem Necessidades Especiais, e como posso incluí-los nas aprendizagens, a mostra que a matemática pode ser prazerosa, a viajar no mundo da imaginação com a contação de histórias significativas, a navegar no mundo da Ciência percorrendo o mundo em instantes pela internet com vídeos e sites, pesquisando no google e na biblioteca virtual e principalmente conhecer as etapas do desenvolvimento da criança com a Psicologia de Piaget.
AH! Como mudei e mudei para fazer a diferença neste mundo!
O caminho até aqui não foi fácil, muitas noite troquei ideias com as colegas no Skapey, muitos email e bate papos no gmail e google Talk e agora não sei mais viver sem eles. É, meu mundo mudou! E como mudou! Eu mudei.
Hoje chegou ao fim uma epata da minha vida e o inicío de outra.

Deixo aqui um pensamento de Paulo Freire, para incluir na minha caminhada e na de outros.







"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina ".


sábado, junho 12, 2010

Reflexão Semana 9

Práticas com a Tecnologia



* Digitando no Bolg trabalho de PA;




* O uso do Data Show;








*
Trabalhos dos alunos e Registro pelo uso do Paint e da Câmara Digital.


O aprendizado do uso das Tics durante o Curso de Pedagogia foram fundamentais para o meu estágio e o uso delas nas aprendizagens dos meus alunos. O entedimento delas me auxiliaram a trabalhar com tranquilidade na Informática.
Temos durante a semana uma hora na sala do AI (ambiente Informatizado) e observo o quanto as aprendizagens neste ambiente são informativas, reflexivas e construtivas.
Esta semana em sala de aula realizamos um relatório sobre as observações que eles haviam feito através de pesquisas anteriores em sites, livros da biblioteca da escola até e a produção de texto de autoria dos grupos sobre a pesquisa de PA ( Projeto de Aprendizagem), e aproveitando o nosso dia da sala do AI, Davi se prontificou a redigir o texto no Blog da turma, enquanto eles realizavam pesquisas nos sites sobre a Copa do Mundo e jogos pedagógicos. Parei para observar o rosto de alegria, interesse e prazer de estarem ali, mexendo, investigando e descobrindo a cada semana uma nova maneira de explorar o mundo!

Penso nas palavras de Paulo Freire (1968) "... a tecnologia é como uma das grandes expressões da criatividade humana, e como expressão natural do processo criador em que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo."
E acredito que se soubermos aproveitar o lado bom que o uso das Tics trás para a educação, conseguiremos atingir nossos objetivos na educação, que são :
  • Que a tecnologia é um objeto de aprendizagem;
  • Que o aluno aprenda usando as tecnologias como ferramenta de apoio no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas);
  • E o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
Penso eu, que seja esta a visão de mudar as práticas diárias de nossas escolas e propocionarmos verdadeiras aprendizagens que acredito ser de importância do uso das Tics na educação escolar.


sexta-feira, junho 04, 2010

Reflexão Semana 8


O aprendizado...

Durante estas semanas de estágio, muitas coisas mudaram em minha prática escolar, e sobre os conceitos de aprendizagens que tivesse sobre elas.

O que me fez mudar?

O conhecimento das teorias e o uso da tecnologia, através das quais posso aplicar o que aprendi durante o curso de Pedagogia EAD.

O uso da sala da Informática e seus recursos, tais como: O Data Show, o trabalho com texto no Word, o Paint (produções artísticas), o Blog como ferramenta de expor as pesquisa dos alunos.

Elas tem favorecido e enriquecido o aprendizado de meus alunos.

Hoje vivemos num tempo diferente, onde o micro, os sites, o blog, o Twitter e outros competem com o lápis, o livro e sala de aula. Porém, ao longo do curso compreendi a importância de uma qualificação, de aprimorar minhas práticas, e somente com o magistério e os cursos de atualização não me davam uma visão maior sobre minhas possibilidades de professor

É lógico que muito do que aprendi antes do curso não foi excluído, mas sim melhorado.

Os conhecimentos sobre o uso da tecnologia, as teorias e a prática, trazendo para sala de aula novas formas de veremos os conhecimentos de nossos alunos e aliá-los a elas.

Um dos grandes mestres da Educação transformadora, Paulo Freire, e que nos trouxe uma visão da realidade da educação popular, faz-nos pensar que é preciso acreditar num ideal e persegui-lo.

E acreditando no exemplo dele, que hoje, me espelho na prática de seus ensinamentos.


“... a prática crítico-educativa proposta pela educação libertadora de Paulo Freire, pode servir de importante instrumento de emancipação do homem diante da opressão, pois, ela aponta no sentido da intervenção prática no ambiente do cotidiano escolar, de forma dinâmica, transformadora, considerando, a todo instante, a realidade concreta, singular e peculiar de cada educando. A proposta de Freire sempre primou por considerar as experiências que cada educando já traz de seu ambiente extra-escola, utilizando-as para estimular uma nova práxis educacional. Isso, em última instância, contraria o modelo de educação proposto pelos opressores: uma educação sem arestas, que desconsidera as diferenças entre os sujeitos, as desigualdades sociais, as características próprias de cada indivíduo, enfim, afirma supostamente iguais os diferentes.”

“...

É acreditando nos modelos de Paulo Freire e Jean Piaget (1896-1980), onde o método psicogenético, que busca compreender como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos, que evidencio minha prática como professora e usando as palavras dele “... o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.

Referência:

* Reflexão sobre as aprendizagens de Estudos de Psicologia 2 / Jean Piget

Estudos da EJA


Paulo freire e a educação Libertadora

http://destaquein.sacrahome.net/node/348