domingo, maio 30, 2010

Reflexão Semana 7

Trabalhando com a Interpretação



Na minha caminha como professora tenho observado que uma das atividades que preocupa a nós professores é a Interpretação. Seja ela de textos, obras de arte, enfim, seja qual for a interpretação, ela ainda é um exercício que devemos possibilitar ao nosso aluno com bastante criatividade e variedade.
Uma música, através de audição de cds, possibilita uma aula prazerosa para nosso aluno e novas maneiras de explorar um conteúdo. Na foto acima, meus alunos participaram de uma atividade com música, onde a proposta era entender o significado de Continente, país, município, bairro e rua. Nada melhor do que Interpretar a letra dançando e expressando após atráves de desenhos, frases e por fim uma produção textual.
No cotidiano escolar, compreender significa ser capaz de aplicar o conhecimento a situações novas, está é forma de fazer a diferença em sala de aula.
E convivemos com diversos recursos a nossa disposição.Um destes é a mídia. Durante este quatro anos de aulas e práticas com meus alunos, noto que sem esta formação em especial, não seria hoje uma profissional que acompanha a evolução da educação nos dias atuais.
Em meu estágio a utiliazação dos recursos tecnológicos tem me auxliado muito na minha prática em sala de aula. No vídeo abaixo explica como podemos trabalhar com todos os recursos, não só tecnológicos, mas também as atividades lúdicas, e como eles são importantes para a melhoria da educação.







O que nos diz Paulo Freire.

Freire introduz Pedagogia da autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas". Define essa postura como ética e defende a idéia de que o educador deve buscar essa ética, a qual chama de "ética universal do ser humano", essencial para o trabalho docente.
"Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeitos éticos (...) É por esta ética inseparável da prática educativa, não importa se trabalhamos com crianças, jovens ou com adultos, que devemos lutar."
A prática educativa é um constante exercício em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia de professores e alunos, não obstante transmitindo saberes, mas dando significados, construindo e redescobrindo os mesmos pois fomos programados, mas para aprender e por conseqüência para ensinar, intervir e conhecer.


Vivemos hoje num mundo em que a leitura e interpretação desta é feita atráves da tecnologia e dos diversos recursos que estão a nossa disposição, então cabe a nós professores fazermos bom uso delas.

sábado, maio 22, 2010

Reflexão Semanal 6



A Importância da correção

Durante estas seis semanas do estágio, tenho me dedicado a reflexão, em especial sobre a correção e a avaliação, tanto do meu aluno, quanto das minhas práticas como professora atuante.
Nesta semana tive a confirmação das minhas observações e experiências em torno desta questão. Digo isso, porque há poucas semanas atrás participei de uma oficina de avaliação proporcionada pela Smed do Município, com a Palestrante Professora Patrícia Thoma Eltz, e ela destacou em seus relatos uma técnica que eu venho utilizando em ditados, que é a correção feitas pelos alunos.
Esta técnica é feita da seguinte maneira:
Cada aluno após a realização da tarefa deverá trocar seu trabalho com o colega, e este fará uma correção sendo orientado pela professora, que após a verificação dos acertos e dúvidas junto com os alunos, devolverá para os respectivos alunos, para que estes vejam seus acertos e erros, e possam assim, aprender com eles.
A certeza de que se tem bons resultados, me foi confirmada pelas avaliações feitas durante estas semanas, nas avaliações feitas com os alunos, em resposta aos meus questionamentos e observações.
Lembrei-me ao realizar esta proposta das palavras de Paulo Freire (1996)
"Os sistemas de avaliação pedagógica de alunos e de professores vêm se assumindo cada vez mais como discurso verticais, de cima para baixo, mas insistindo em passar por democráticos. A questão que se coloca a nós, enquanto professores e alunos críticos e amorosos da liberdade, não é, naturalmente, ficar contra a avaliação, de resto necessária, mas resistir aos métodos silenciadores com que ela vem sendo às vezes realizada."

É na certeza de que podemos modificar essa forma de avaliar e de corrigir as aprendizagem de nossos alunos, que afirmo : Quando nós professores nos propomos à mudar para fazer a diferença, nós podemos fazê-la!
Diferença essa que pode mudar a visão de avaliação. Uma avaliação justa e participativa, que auxilia nosso alunos na construção do conhecimento.

Referência:

Freire, Paulo(1996). Pedagogia da Autonomia. Capítulo 3, página 131.



quinta-feira, maio 13, 2010

Reflexão Semanal 5

Trabalhando na "Arquitetura Pedagógica"


A arara azul

Urso Panda




Tartaruga marinha

Durante essas duas semana, de 03/5 a 14/05, tenho realizado atividades que auxiliem meus alunos nas buscas de informações sobre a vida animal em Nosso Planeta. Mas não tem sido fácil para eles a busca destas informações, não que não as tenham, mas pela impossibilidade de postagens no Blog por falta de conexão da rede /intenet.
Em nossa Escola dispomos de uma hora semanal para o uso desde recurso, e nas últimas duas semanas tem sido crítico contarmos com ela. Então, resolvemos dividir em dois momentos esse tempo, em primeiro para ocupar os recursos que temos e o segundo, para podermos colocar em nosso Blog as impressões da Turma .
No primeiro momento selecionaram informações da revista "Ciência Hoje", recortes de jornais, reportagens sobre os animais dos sites :

Alguns sites pesquisados na sala de Informática.

http://www.mundosites.net/biologia/animaisextincao.htm

http://siteselinks.com.br/animais.htm

http://www.mundovestibular.com.br/articles/216/1/ANIMAIS-EM-EXTINCAO/Paacutegina1.html


Pesquisa na sala de aula de reportagens e imagens ( fotos).



Após esta seleção de pesquisa de informações, cada grupo ficou encarregado de produzir um texto de autoria para inserir no Blog da Turma 41. Ficou acertado também que



para a próxima aula na sala da Informática, fariam a postagem de suas descobertas.
Observo que os grupos se questionam e procuram as causas da extinção de vários animais da fauna brasileira, não só as causas, mas como poderiam mudar essa perda e o prejuízo que ela vem causando ao equilibrio do eco sistema.

As descobertas:

Nesta busca que parte desde o início da evolução da vida no Planeta, detacam-se os Dinossauros e as causas de sua extinção, e vai até os dias de hoje com a extinção de vários animais, muitos deles da nossa fauna brasileira.
Durante a semana que vem, os grupos se organizarão para a postagem dos textos, imagens e busca dos fatores que causaram e causam a perda na natureza de muitos animais.

Minhas Reflexões:

O grupo tem trabalho e construído aprendizagens que me levam as seguintes constatações:
  • Que através da investigação de informações, eles demonstram perceber " O valor da vida animal na vida da humanidade, e a importância para o equilíbrio do eco sistema".
  • Que podem e devem buscar em suas vidas maneiras de colaborar para a perservação da vida animal em nosso Planeta Terra.
Destaco com base de estudos na Arquitetura Pedagógica os Estudos de Piaget sobre o conhecimento. Que nos diz:

Segundo Piaget, para determinar com alguma precisão as condições constitutivas dos conhecimentos, particularmente as partes respectivas do sujeito e do objeto na relação cognitiva, é indispensável conhecer previamente o processo da sua formação (dimensão diacrônica ou histórica), o que conduz ao caráter necessariamente genético do conhecimento. Esse fato, leva o autor atribuir importância aos métodos histórico-críticos e genéticos em epistemologia, na medida em a que estes permitem explicar a passagem dos estados de menor conhecimento aos estados de conhecimento mais complexos e mais acabados.

Pesquisa sobre os Estudos de Piaget, site :

http://www.portaldoespirito.com.br/portal/palestras/piaget/piaget-e-a-educacao.html

domingo, maio 02, 2010

Avaliando Aprendizagens

Construído Aprendizagens


Esta semana foi curta, porque tivemos formação com a Smed, mas foi de qualidade. Digo isso porque falamos que o aluno deve construir seus conhecimentos, mas de fato criamos oportunidade para que ele demonstre que as contruíu ?
Sim, podemos dizer que sim, quando nos propomos a deixar que eles decidam, argumentem e concluam suas próprias experiências.
Como posso afirmar isso?
Bem simples. Apartir do momento que eu respeito a identidade do educando, suas condições culturais, econômicas, o que ele traz consigo, dou assim, a posssibilidade que ele construa seus conhecimentos.
Um exemplo disso foi quando trabalhavamos sobre o Descobrimento do Brasil e o grupo se propôs a montar uma dramatização sobre esse fato histórico, isto é, os alunos se apropriaram do conhecimento, não apenas como um recebedor, e sim como um crítico, um construtor de sua inteligência, através da dramatização foram expondo sua apropriação do conhecimento adquirido e transformando em conhecimento real.

Paulo Freire(1996) destaca :

"Ninguém pode conhecer por mim assim como não posso conhecer pelo aluno. O que posso e o que devo fazer é, na prespectiva progressista em que me acho, ao ensinar-lhe certo conteúdo, desafiá-lo a que vá percebendo na e pela própria prática, sujeito capaz de saber."