segunda-feira, outubro 26, 2009

Planejando sobre suas Vivências

Nossas Raízes


Olhos Coloridos Música de: Sandra de Sá


Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar...

Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso...

A verdade é que você
(Todo brasileiro tem!)
Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
Sarará, sarará
Sarará, sarará
Sarará crioulo...
Tags: musica , música , olhos coloridos , sandra de sá , sarara crioulo , sarará crioulo .






Ouça :


domingo, outubro 25, 2009

Arquiteturas Pedagógicas.


" Educação a Distância"



Estamos hoje vivendo num mundo Globalizado, onde as redes de comunicação estão interligadas. Saber o que está ocorrendo no Japão, neste exato momento, é tão rápido e fácil, é só se conectar no nosso micro e instantes já estamos ligados aos acontecimentos no "Mundo inteiro"!
E assim, também, estarmos ligados na educação da informação, onde o estudo se liga numa rede de trocas, de informações e exploração de conhecimentos, através dos blogs, Twitter , sites e construções de Wikis.
"As possibilidades abertas pelas redes digitais para o desenvolvimento do trabalho participativo não podem prescindir de novas ideias sobre como viabilizar um novo modelo educacional,... não garante , por si só, a efetividade dos resultados, devendo estar sustentadas por uma teoria de aprendizagem que justifique esse desenho e delimite." (Costa, Fagundes et al., 1998).

A educação nos diversos ambientes virtuais podem ocorrer da mesma forma que ocorrem na maneira presencial, basta que haja propostas pedagógicas concebidas para desenvolver atividades de ensino /ambientes para ensinar/ com materiais pedagógicos adequados as tecnologias , salas de Informática, propostas concebidas para a mediação da aprendizagem, novas concepções de conhecimentos direcionados ao conhecimento interdisciplinar ( rede de relações).
Essa nova organização educativa, possibilita um acréscimo na efetivação de estudantes qualificados para o trabalho (inclusão) expressões culturais diversas.
Nesta Pedagogia proposta embasada em Paulo Freire e Piaget, vai em busca das soluções de problemas reais, como : a Educação como Transformação de informações em Conhecimentos, da Educação da Autoria, da Expressão, da Interlocução , da Investigação, da Autonomia e Cooperação.

Como são essas Arquiteturas pedagógicas?

São antes de tudo, estruturas de aprendizagem realizadas a partir da confluência de diferentes componentes, que são eles: Software educacional, internet, inteligência artifical, Educação a distância, concepções de tempo e espaço. Pensando num trabalho de caráter artesanal, construído na vivência de experiências e na demanda de ação, inetração e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente socioecológico (Kerckhove,2003).
Enfim, essas arquiteturas buscam traduzir em situações de aprendizagens propostas pedagógics concebidas para a mediação da aprendizagem, assentadas na Pedagogia da Incerteza, que sintetiza principalmente, mas não exclusivamente, as ideias de Paulo Freire e Jean Piaget. que asenta cinco princípios :


  1. Educar para a busca de soluções reais;

  2. educar para transformar informações em conhecimentos:

  3. Educar para autoria, a expressão e a interlocução;

  4. Educacar para a investigação e;

  5. Educar para a autonomia e cooperação.

A confluência desses elementos é que permite aos estudantes disporem de atividades cognitivas instigantes e desenvolver métodos de trabalho interativos e construtivos. São esses os princípios em ação:



  • Arquitetura de projetos de aprendizagem;

  • Arquitetura de estudos de casos ou resaolução de problemas;

  • Arquitetura de apredizagens incidentes e;

  • Arquitetura de ação simulada.

Reflexão realizada sobre o Texto: " Arquiteturas Pedagógicas para a Eduacação a distância".


* Carvalho, Marie Jane Soares,


* Nevado, Rosane Aragon de e


* Menezes, Crediné Silva de.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Histórias /Linguagem

Contando Histórias


Na interdisciplina de Literatura e Educação a contagem de histórias nos remete ao mundo da contação de histórias infantis ou adulta / EJA- Educação de Jovens e Adultos.


Num recente Prefácio...

" Lemos(1988) coloca a possibildade de um olhar socioconstrutivista sobre o desenvolvimento de linguagem escrita e levanta importantes questões sobre a relação oralidade/letramento. Especialmente, indica que devemos rever alguns pressupostos que caracterizam a oralidade como processo "natural" que precede o processo de educação formal da escrita e pensar no papel crucial do jogo de faz-de-conta no desenvolvimento do letramento.


Segundo a autora, "É através dessa prática que a criança vai reconhecer o ato de ler como um outro modo de falar e que o objeto portador de texto se torna mediador de um tipo de realção com o mundo e com o Outro. (1988, p.11,grifo nosso)."


Texto de estudos: Rojo, Roxane Helena Rodrigues - Práticas de leitura, Escrita e Oralidade no Ambiente Doméstico.


* Concepções não-valorizadas da escrita: a escrita como "um outro modo de falar"(Rojo,2006)



Ouça as Histórias re-contadas de Janaína e Rafaela

domingo, outubro 11, 2009

Leitura Reflexão " Leituras- Didática"

Analisando os Textos

A Escola Nova

Um breve relato: Na virada do século XIX para o século XX, surgiu um novo movimento educacional chamado Escola Nova e suas implicações para a educação.
Unindo vários educadores da Europa e da América do Norte e, aos poucos foi se extendendo para outros países e Continentes.
Essa nova visão sobre educação também movimentou o grupo de educadores contemporâneos, pelas diferenças pedagógicas, entre elas cito:

  • A crítica à escola tradicional / aos conteúdos preestabelecidos, hierarquizados e dissociados da realidade dos alunos e aos seus métodos de ensino ultrapassados;
  • A construção de uma concepção de criança e de aprendizagem distinta da tradicional;
  • A crítica escolar que era feito para a escola e não para a aprendizagem e formação da criança;
  • A organização de experiências pedagógicas alternativas;
  • A luta pela inserção nos sistemas educacionais destas novas práticas;
  • A elaboração de materiais de ensino concretoas e diversificados;
  • As sugestões para a reorganização de espaços da sala de aula e dos tempos de trabalho escolar;
  • A proposição de novas formas de organização do ensino;
  • A profissionalização da tarefa educativa com o organização dos educadores em sindicatos e associações docentes;
  • A crítica a uma escola que tinha as lições como centro da rotina escolar;
  • A utilização do método científico na escola(observação, hipóteses, verificação, conclusões ou lei geral).

Esses eram os pontos fundamentais do pensamento da Escola Nova e, tinham como seus grandes pensadores fundadores: Ovide Decroly, Maria Montessori, Jonh Dewey, Célestin Freinet e outros.

Um das principais críticas referia-se a educador, da sua forma de organizar o trabalho pedagógico. Precupados com essa necessidade de mudar as práticas pedagógicas, os escolanovistas procuraram criar formas de organizarção do ensino que tivesse as seguintes características:

  • a globalização,
  • o interesse imediato do aluno,
  • a participação dos alunos e da comunidade,
  • uma reorganização da didática
  • e do espaço da sala de aula.

HOJE:

  • Com a valorização da formação do Professor abrem-se os caminhos para que essas práticas estejam presentes na vida da Comunidade Escolar. Essas novas experiências vai de encontro a vários caminhos como:
  • as unidades didáticas,
  • os centros de interesse
  • e os projetos.

Os Centros de interesse, são um processo de ensino que consiste em agrupar à volta dum mesmo assunto que interessa à criança, um conjunto de noções a aprender, de mecanismos a montar e de hábitos a adquirir, condição do perfeito desenvolvimento do ser no meio em que vive e ao qual se adapta.

Por isso a importância de trabalharmos com as vivências de cada realidade escolar, fazendo com que assim, nosso aluno realmente tenha uma aprendizagem motivada pelo interesse do mundo no qual faz parte.

*Pesquisa do texto- Didática, Planejamento e Avaliação _ Enfoque Temático 3.

Professor: nestor André Kaercher.

Tutoras: Tanara Forte Furtado e Ketia Keller.

Seu nome é Jonas.




O FILME " Seu nome é Jonas"
O filme Jonas retrata várias situações de rejeição, entre elas a da sociedade - o preconceito - a falta de informação da família e a da sociedade daquela época, dos médicos que erram no diagnóstico e o principal de tudo, ausência de informação e conhecimento sobre a criança surda e sua adaptação ao meio social.
A mãe preocupada em resgatar o tempo perdido de Jonas num hospital para retardados, encontra pela frente vários obstáculos, entre eles: seu marido , um homem sem um posicionamento afetivo e moral que amparasse a esposa nesta caminhada cheia de espinhos e preconceitos social.
Infelizmente para nós professores, a mãe de Jonas ao buscar um auxílio pedagógico não encontrou a resposta que tanto ansiava " Que seu querido Jonas fosse entendido e pusdesse se relacionar como tantas outras crianças se relacionavam neste mundo dos ruídos!"
Hoje nossas sociedade possuí muitas informações sobre a Educação Inclusiva, não somente a surdez, mas ao cadeirante, a todos os Portadores de Necessidades Especiais.
Fique por dentro visitando sites como esse Comunidade dos Surdos e conheça um pouco mais sobre a cultura dos surdos.

sexta-feira, outubro 02, 2009

Feira do Livro em Alvorada

"No Mundo do Letramento."


" Um país se Faz com homens e Livros"
MonteiroLobato



Do dia 30/09 a 04/10, Alvorada estará vivendo no"Mundo do Conhecimento Letrado".




" O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."
Immanuel Kant



Através da interdisciplina de Linguaguem e Educação e visitando a feira do livro, pude observar o letramento do alfabetizado e trabalhos de alunos da EJA.
Os alunos "pequenos escritores", também tiveram seu momento de realização pessoal distribuindo autográfos a comunidade ali presente.
A UFGRS também participou trazendo seus conhecimentos da Tecnologia unidos a física, informações sobre atrações magnéticas, aos alunos ali presentes.
Muitos livros com temas atuais e variados nas diversas estandes.
Outro momento muito esperado pelos alunos é a do Teatro Infantil com peças como a "Bela e a Fera", "Chapeuzinho Vermelho" e outras.
Muitos palhaços, mágicos e alegravam a criançada com seus malabarismos e truques.
Nas diversas estandes muita informação, cultura e conhecimentos sobre nosso planeta "Sistema Solar e Universo" e até um cinema!
O Mundo da Linguaguem escrita e falada fez-se presente a cada minuto da feira ,trazendo muitas informações e aproximações.
A feira do livro para nosso Município é o momento em que a Comunidade Escolar e as Pessoas que aqui moram, se reconhecem e se encontram para trocas e crescimentos.


" Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda."
Paulo Freire