sexta-feira, março 27, 2009

Mais dois Encontros





Quarta-Feira 25/03, aula presencial.




Neste dia tivemos mais duas interdisciplinas: "Questões Étnico-Raciais Na : Sociologia e História e Filosofia da Educação."
No nosso primeiro encontro sobre Etnias, com a Professora Marilene Paré e as Tutoras Rossana e Tanara nos fizeram voltar no tempo, nos reportando as nossas origens, relatando fatos de Nossa História Pessoal. Utilizando a técnica do espelho, visualizamos nossos traços hereditários e pudemos também conhecer nossos colegas mais físicamente, suas origens e diferenças étnicas.

Relembramos o Texto de Daniel Munducuru .


"... Há magia por trás das palavras; magia essa que só pode ser capturada por um ouvido interior que foge à razão. Ninguém pode querer ouvir a narrativa da criação do mundo com ouvidos racionais. É preciso ouvi-las com o coração. Se elas consegueirem adormecer dentro do coração, quando acordarem sairão histórias novas, contadas a partir de um sonho do contador."


* Mensagem enviada por e-mail pela Tutora da interdisciplina Rossana Della Costa, aos alunos do Pead, como apreciação do texto em estudo de reflexão.

Num segundo momento "Filosofia da Educação" com a Professora Elaine Conte e o Tutor da interdisciplina Alexandre Rossi.

Inicialmente relatamos nossas experiências com Filosofia .
Seu início no século V a.C com Pitágorás.
Philos- amor, amizade.
Sophia - saber, conhecimento.
agogé- condução.
Dialogamos sobre as Temáticas a serem desenvolvidas no semestre, textos, filmes e livros de grandes pensadores.
Terminamos a aula um pouco mais questionadores.
E em nossa primeira atividade "Argumentos "deu-nos uma visão maior sobre premissas e conclusões.

terça-feira, março 24, 2009

Inicío de Semestre





Um Novo Olha sobre a Escola.



No dia 18/03/09, iniciamos o Vl semestre com a analize dos PAs ( Projetos de Aprendizagem) no nosso Pólo de Alvorada.

Na aula de abertura do semestre,foram feitas análises de alguns PAs pelo grande grupo, entre eles os PAs: Etnias, O stress e As dificuldades que os alunos de 4ªs. enfrentam ao engressarem para a 5ªs. Estabelecemos regras ( seguindo um roteiro) para a análises dos próximos PAs, que serão feitos individualmente.