sábado, abril 26, 2008

Semana da Educação



Semana da Educação em Alvorada.


Hoje 26 de abril de 2008, deu-se a abertura da Semana da Educação em Alvorada. Reuniram-se no Ginásio Municipal da cidade professores e profissionais da educação para um encontro onde ouviu-se a história de Alvorada contada por um boneca Gigante,representada por uma Índia, que relatou como tudo começou em Alvorada ( suas raízes). Logo após esse relato, o Prefeito Carlos Brum e a Secretária de Educação Jussara C. Verás de Bitencourt, deram como aberta a Semana da Educação na cidade e apresentaram o Hino da Cidade.
E para iniciar esta Semana da Educação, um dos principais focos foi a diversidades de etnias que povoa o nosso País, principalmente a Cidade de Alvorada, e para isso trouxe a Palestrante escritora Venilda Meneses com a história da Princesa Violeta ( uma Princesa Negra). Destacou a importância de trabalhar essa questão das etnias.

Logo após ouvimos o Professor de história Elmar Almeida expor sobre a avaliação.
Em sua palestra salientou a importância de uma reflexão do educador sobre como avaliar.
Destacou palavras chaves como: O que? E Para que?
Mencionou as palavras da Secretária de Educação que fez a colocação " Pensar em avaliação, é pensar em índice de Aprendizagem".
Qual o papel da avaliação?
Avaliar pra quê?
Avaliar é interrogar-se.
Um convite para a transformação no processo de avaliação.
Uma avaliação Emancipatória. O que é avaliado? O qualitativo, a construção do conhecimento.
Para quem? Para TODA a Comunidade Escolar.
Durante a semana ocorrerá várias atividades, tais como: Palestra nas Cumunidades, nas formações Pedagógicas dos professores em suas escolas e a apresentação da Boneca gigante Índia, símbolo da cidade, e do Hino da Cidade.

quinta-feira, abril 24, 2008

Balance



O Filme balance nos faz pensar nas nossas relações pessoais e no o mundo em que vivemos.
É fato que as nossas ações terão reflexos em todas as relações que vivermos. O meio ambiente nos demonstra isso todos os dias, com as mudanças no clima, com os desastres ecológicos , a falta de respeito com a vida animal e vegetal. Quando o Homem deixa de trabalhar em coletividade, ele se torna um ser vazio e pequeno.
É no trabalho coletivo, no respeito com o meio ambiente e na união das idéias que iremos ser mais fortes e viver em harmonia com a vida no Universo.

quarta-feira, abril 23, 2008

Atividades vivênciadas de Estudos Sociais 2



Uma Homenagem a História.



Sexta-feira 18/04 e ontem, 22/04, realizamos a apresentação dos grupos de pesquisa sobre os acontecimentos mais importantes na história do Brasil.
Entre esses acontecimentos , um deles foi a vida literária de José Bento Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté(SP).
Monteiro Lobato, como é chamado, foi o primeiro escritor brasileiro a dedicar-se a literatura infantil, criando uma obra " O sítio do Pica-Pau Amarelo", dedica em especial as crianças e ao homem do campo, nascendo ai o Jeca Tatu, personagem vivido nas telas do cinema por Mazzaropi.
Um grupo, dramatizou uma das hitórias vividas pelos personagens : Narizinho, Pedrinho, Emília ( a Boneca) e a cuca.
E outro grupo, através de um jogral, contou a vida e as obras de Monteiro Lobato.
Na sala de informática , os alunos produziram textos referentes a vida e obra de autor tão importante para as crianças.

Pesquisamos no site no goolge e conhecemos mais um pouco sobre Monteiro Lobato.

quarta-feira, abril 16, 2008

Lendo e e refletindo sobre Sistema de Numeração.



Lendo e Pesquisando.


Neste fim de semana dediquei-me um pouco mais a leitura dos artigos sugeridos pela ProfªDaniela Hoffmann, da revista Nova Escola.
Viajei pelo mundo dos Números e Operação matemáticas, onde deliciei-me pelos artigos e orientações didáticas.
Gostei das atividades com calendário, fita métrica e volantes da telesena, para trabalharmos a numeração.
  • Os jogos com fichas , são ótimos para trabalhamos a memória ;
  • material dourado, para contagem e conjuntos de dez ( agrupamentos de dez);
  • caixa com nº para soma;
  • Textos para completar com palavras , usando a fala matemática ( por ex.: décimo dia, etc.);
  • E as histórias matemáticas (cálculo mental).
Essas atividades da revista Nova Escola nos trazem sugestões bem práticas e interessantes para serem usadas no nosso dia a dia em sala de aula.
Pesquisando, achei um site bem interessante pra trabalharmos contagem, numeração, que é:

www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?ar...

Passeio pelos Pontos Turísticos de Alvorada.




Passeio Turístico pela cidade de Alvorada


Ontem, dia 15/04, eu e meus alunos da 4ª série da Escola Vilangran, realizamos um passeio turístico pedagógico pela nossa cidade.
Nosso passeio tinha como interesse conhecer um pouco da cidade e os pontos turísticos. Esse passeio já havia sido agendado junto a Smed, que nos enviou um ônibus e motorista , que também me auxiliou como guia turístico.
Começamos conhecendo o centro da cidade onde ficam a Prefeitura e a Biblioteca Pública, que ficam localizadas na parada 48. Depois nos deslocamos para uma das divisas de Alvorada com Porto Alegre, ponte que divide Porto Alegre e Alvorada pelo bairro Americana, onde inicia a visualização do Arroio Feijó (que vem por tubulação até este local, da cidade de Gravataí), que por sinal chamou muita a atenção dos alunos, por ali conter muitas garrafas, sacolas plásticas e etc, atiradas no barranco e pelo arroio. Logo após nos dirigimos para a Ponte do Big, que faz a divisa entre POA e Alvorada pela entrada principal da cidade.Observamos que a mata que aparece ao redor do arroio Feijó, ainda é mata nativa, fazendo um cinto ao redor da cidade , e por isso chamado de Cinturão Verde. Passamos pelo Centro Esportivo da RBS e Escola Florestan e nos dirigimos até o Jardim Algarve parando na Cascatinha do Pai Xangô, local destinado para celebrações dos Afro-descendentes. No Algarve, continuamos a observar o contorno Cinturão Verde e a localização das duas lagoas, a Lagoa do Cocão e Negra, que por sinal são as únicas lagoas do RS, num mesmo município. Continuando nosso passeio, saímos da zona urbana e nos dirigimos para zona rural e industrializada do município , conhecendo as industrias ali localizadas e o contraste com a paisagem rural. Avistamos pela BR 118 a divisa de Alvorada com Viamão e Alvorada com Gravataí onde fecha-se o Cinturão Verde. Retornamos a zona urbana indo até o bairro Nova Alvorada, onde está localizada a Corsan. Retornamos para a Escola, finalizando assim nosso passeio turístico pela cidade.
A partir deste passeio iremos estudar e conhecer as riquezas desta cidade, da paisagem natural, da cultura e dos sonhos dos Alvoradenses.


terça-feira, abril 08, 2008

"A Poesia Galdéria"


" Coruja do Campo "


O poema escrito por Jayme Caetano Braun, nós trás a lembrança de menino que ao crescer toma consciência do valor da vida do campo.
O poema " Coruja do Campo" retrata a vida simples e sofrida do galdério solitário, que ao tornar-se adulto entende o verdadeiro sentimento de solidão e através desta ave, a coruja do campo, que é encontrada com freqüencia sobre cupinzeiros, mourões de cerca, postes e telhados, rende-lhe homenagem digna de um homem amante das suas tradições.
O galdério deposita toda a sua paixão e respeito por esta ave tão amaldiçoada e temida por seus presságios de mau agouro.E na sua bela poesia coloca todo o seu sentimento.
E no seu canto poético nos diz:" És a amiga dos Galdérios, guardiã da morte, porque só há morte onde existe vida".
Ao ouvir esta poesia, pude sentir um pouco deste sentimento do tradicionalista de Jayme C. Braun.
  • Esta poesia foi uma reflexão proposta na interdisciplina Representando o Mundo pela Ciências do Professor José Francisco Flores.

sábado, abril 05, 2008

Mundo da Matemática - Seriação e Classificação.



Atividades de classificação e Seriação.

Uma das atividades que me chamou muito a atenção foi conhecer um pouco mais sobre o Tangram.
Muitas vezes não temos a noção real do quanto muitas noções de matemática são passadas de geração em geração desde que o mundo é mundo, entre elas está o Tangram.
Com a leitura do livro "O Homem que calculava", de Malba , estou conhecendo um pouco mais sobre as muitas aprendizagens entre elas jogos matemáticos, uma verdadeira variedade de jogos.
Este livro é considerado uma verdadeira obra- prima da literatura infanto-juvenil.
Neste livro temos uma visão bem didática, através das experiências do "Homem que calculava", das partes que formam a matemática, tais como: Os Números , Suas Propriedades e Suas Transformações; As Noções de Algebra e As Relações; A Geometria e as Formas; a Mecânica e a Astronomia.
Além das maneiras como podemos trabalhar em sala de aula com o Tangram.
Que é composto de:

*2 triângulos grandes;
*2 triângulos pequenos;
*1 triângulo médio;
*1 quadrado;1 paralelogramo.

Com essas peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, e figuras geométricas entre outras.
Além das figuras que podem ser montadas, o professor pode trabalhar a lenda do Tangran e através dela explorar os conceitos de: identificação, comparação, descrição, classificação, desenhos de formas, enfim todas as partes que formam a matemática.

Esse trabalho com o Tangram permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes para a aquisição de conhecimentos em outras Áreas , tais como:

*Visualização/Diferenciação;
*Percepção espacial;
*Análise/Síntese
*Desenho;
*Relação espacial;
*Escrita e Construção.

Bem, ainda estou lendo e aprendendo a conhecer o tangram. Está sendo uma experiência única.
Estou montando as peças para cada grupo (10 ) , trabalhar em sala de aula.