domingo, março 30, 2008

Análise Do Portifólio / 2007.


Revendo minha apresentação da avaliação do 3º semestre Portifólio de aprendizagens, analiso que ainda poderia ter sido um pouco melhor. Talvez por ser a primeira a se apresentar, já que pela lista seria a terceira, mas houve alguns contratempos e acabei sendo a primeira. Depois das primeiras palavras, consegui colocar minhas experiências e mudanças com clareza e objetividade.É logico que algumas coisas não foram como havia planejado, tal como a música na minha apresentação. Mas com no Pólo não conseguiram adequar a todas as sala as apresentações com som, então me senti um pouco frustada pois havia trabalhado dias adequando o tempo e os slides com a música, fiquei triste mas era apenas um detalhe.
Acredito que consegui relatar com bastante clareza minhas experiências e mudanças, minhas e de meus alunos.
Em meu grupo de apresentações, destacaquei a música como uma ligação com as outras interdisciplinas.
Observei e evidênciei que minhas colegas evoluiram, mas eu ainda necessito e almejo ampliar meus conhecimentos na tecnologia e didáticas com o auxílio de todos (as) do Pead.
Levo comigo como uma das grandes aprendizagens , a de que aprendemos juntas e que não estamos sozinhas nesta "rede"de conhecimentos e que podemos contar com o apoio das Tutoras, Professoras e dos(as) Colegas.

Aula Presencial - Ciências e Estudos Sociais.



No primeiro momento da aula presencial de Quarta-feira, dia:26/03/08, iniciamos no Mundo da Ciências com o Profº José Francisco Flores e as Tutoras Maura Nunes e Vanessa.
O Professor Zeca, em sua explanação quanto aos seus objetivos no Mundo da Ciências expôs suas preocupações quanto ao meio ambiente e de como poderíamos também junto aos nossos aluno
resgatarmos esses valores ambientais. Num segundo momento, em uma folha já com desenhos, cada um(a) desenharia da sua maneira o significado para cada desenho. O interessante foi que muitos desenhos se assemelhavam.

Logo após, conhecemos as Professoras de Estudos Sociais, Profª Hilda Jaqueline de Fraga e MªAparecida Bergamaschi e a Tutora da Sede Eliane Ventorini. Em pequenos grupos, conforme a proposta inicial, cada grupo discutiu suas experiências como aluno.
Ao final dos relatos a Professora Cida expôs seus objetivos ao logo do semestre.

quarta-feira, março 26, 2008

AULA PRESENCIAL DE MATEMÁTICA

No dia 18/03/2008, tivemos a nossa primeira aula presencial do Semestre com a Profª Daniela S. Hoffamann, as Tutoras Simone Ramminger e Paula Aguiar, introduzindo-nos a Representação do Mundo pela Matemática.
No encontro, que foi bem prático, evidenciamos o desenvolvimento psicogenético das noções lógicaselementares, espaciais e numéricas dos alfabetizados; o currículo, a organização do ensino nas séries iniciais e a construção das primeiras aprendizagens matemáticas.
Logo após nos reunimos em grupos( ano em que atuamos). Cada grupo explorou atividades com os blocos lógicos.

A noite foi bem produtiva.

sábado, março 22, 2008

Reflexão


Início de ano : 07/01/2008 e Final de Semestre.


Avaliação:


Muitas aprendizagens. Este semestre talvez tenha sido o meu renascimento. Sim, o início de muitas conquistas. Aprendi a arriscar em busca da tecnologia com a didática.

Amei cada aula, e me atirei de corpo e mente a um objetivo: Me superar!

E vi que minhas colegas também se superaram.

O trabalho de equipe do Pead foi fundamental porque em cada atividade proposta podemos contar com TODOS e através desta união, conseguimos superar as pequenos obstáculos.

sexta-feira, março 21, 2008

Procissão Luminosa


Hoje como sempre faço todos os anos, participei da Procissão Luminosa.

É um momento de muita reflexão e oração.

O corpo de Cristo, desfilando pelas ruas acompanhado de seus seguidores que juntos relembram o ato maior de "amor" pelo próximo, ali estampado e repetido ao longo dos séculos.
A cada passo dado, agradeço a DEUS pela vida .
É o momento de acertarmos o que erramos e comerçarmos denovo.