segunda-feira, janeiro 08, 2007


ECS 10

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Professora: Vera Corazza
Pólo: Alvorada
Aluna: Marion L. S. Castro


Relato final

Ao ler e participar da atidade 10, Wikistórias, achei um pouco compliacada, não havia feito a leitura da atividade com atenção. Então entendi o que geralmente nós cobramos de nossos alunos , a leitura. Estamos sempre correndo sem nos darmos tempo para realmente ler com atenção, queremos realizar logo, para fazermos mais e mais ... Esse é um dos problemas que enfrantamos em nosso dia a dia, a falta de paciência, queremos tudo para logo, para ontem .Então voltei a pensar no que Paulo Freire nos tem feito refletir "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou contrução".(Pedagogia da autonomia, página 24 e 25). Durante este semestre voltei a ler e a refletir minhas práticas, a repensar mais em como poderia melhorar com os conhecimentos adquiridos em benefício de meus alunos. É de vital importância, que o educando tenha a curiosidade e que seje estimulado a se arriscar, a se aventurar neste mundo dos saberes.

sexta-feira, janeiro 05, 2007


Olá Pessoal, ainda estou aqui no Pólo, trabalhando um pouco, tentando colocar as poucas atividades que faltam para poder entrar de férias. Espero que estejam aproveitando as delícias do verão, aproveite por mim. Beijão para todas e todos !!!

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Relato Final: ECS 11

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Trabalho em grupo Letra F - ECS11 Final
Componentes do grupo: Gisele, Glauber, Iliana, Marion, Marivani e Marlene
Pólo de Alvorada
Professora Vera Corazza

As desigualdades no ensino no país está caracterizada pela regionalização dos processos de educação, que apresenta diferenças no padrão de qualidade do ensino. O MEC procura verificar o grau de conhecimento do estudante brasileiro, aplicando testes nos alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental, com alunos que estavam terminando as 4ª e 8ªséries. A problemática que cada contexto regional apresenta os seus avanços e seus atrasos e a prova como caráter único não obedece aos critérios da regionalização. Com essa avaliação nacional fica o principal questionamento: como trabalhar com o projeto político pedagógico da escola e atender as especificidades do local? É necessário também restabelecer as condições e a qualidade do profissional da educação.